BC libera uso de contas pré-pagas para compras internacionais

Medida do Banco Central permite uso de cartões pré-pagos de contas de pagamento em transações internacionais

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Compra online (imagem ilustrativa: Rostichep/Pixabay)

Cartões pré-pagos de contas de pagamento vão ficar um pouco mais interessantes. Nesta semana, o Banco Central do Brasil autorizou a realização de transações internacionais em reais baseadas nesses serviços. A mudança começa a valer a partir de 1º de outubro de 2020.

Contas de pagamento pré-pagas oferecem serviços semelhantes às tradicionais contas bancárias, mas não fazem operações de crédito, por exemplo (como financiamentos ou cheque especial). Obviamente, toda a movimentação tem que ser realizada com base em valores depositados ou recebidos previamente.

Esses serviços são muito conhecidos no Brasil. Estamos falando das contas amplamente oferecidas por plataformas como PagSeguro, Acesso, RecargaPay, Mercado Pago e tantas outras. Frequentemente, serviços do tipo oferecem cartões para permitir que o usuário realize compras com base nos valores disponíveis nessas contas.

Com a novidade, usuários poderão utilizar os cartões dessas contas para realizar transações internacionais por meio das chamadas “facilitadoras de pagamentos internacionais”, ou seja, empresas que intermediam operações entre cliente e estabelecimento comercial, como PagSeguro e PayPal.

De acordo com o Banco Central, “a medida adotada facilita o acesso à sistemática e contribui para estimular maior competitividade no segmento de pagamentos internacionais”.

Para o usuário, uma grande vantagem está em saber com precisão o total a ser pago, pois o pagamento será convertido imediatamente para reais antes de a transação ser concluída. Conhecendo o valor exato a ser cobrado, fica mais fácil para o consumidor decidir se vale a pena seguir com a operação.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados