Microsoft compra produtora de Doom, Elder Scrolls e Fallout

Microsoft compra estúdio responsável pelos futuros Starfield, The Elder Scrolls 6, além de Doom Eternal; aquisição está em andamento

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Microsoft compra produtora de Doom, Elder Scrolls e Fallout / Divulgação / Microsoft

A Microsoft anunciou que está em processo de compra da ZeniMax Media, dona da produtora Bethesda e também responsável por alguns dos principais games da atualidade, como Doom, The Elder Scrolls, Fallout e Wolfenstein. A aquisição é calculada em US$ 7,5 bilhões.

Com a aquisição, que ainda será concretizada em data posterior, a Microsoft se tornaria responsável também por estúdios como Bethesda Softworks, Bethesda Game Studios, id Software, ZeniMax Online Studios, Arkane, MachineGames, Tango Gameworks, Alpha Dog e Roundhouse Studios.

Estas produtoras representam mais de dois mil funcionários ao redor do mundo e são responsáveis diretas pelas principais séries da Bethesda, que incluem ainda Quake, Dishonored, Prey e o futuro Starfield.

A aquisição não quer dizer, necessariamente, que futuros títulos da Bethesda sejam exclusivos da linha Xbox. A Mojang, produtora de Minecraft, também é um estúdio da Microsoft e seus títulos estão disponíveis em outros consoles.

Na prática, porém, a aquisição quer dizer que os jogos produzidos pela Bethesda serão lançados no Game Pass, assim que chegarem ao mercado. A Microsoft tem a prática de lançar seus títulos de produtoras “de casa” no serviço de assinaturas.

Microsoft compra outros estúdios

Não é a primeira vez que a Microsoft comprou um grande estúdio dos jogos em passado recente. Além da já citada Mojang, a empresa adquiriu também a Ninja Theory, por exemplo, de jogos como Hellblade e Enslaved.

Neste caso da Ninja Theory, ao contrário de Minecraft, porém, o futuro Hellblade 2 está programado para sair apenas no PC e Xbox Series X e S.

Com estas e outras aquisições, a empresa visa fortalecer o catálogo da linha Xbox e a oferta de exclusividades e facilidades dentro dos jogos para seu público.

Com informações: Xbox

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados