Wikipédia para PC ganhará novo design pela 1ª vez em dez anos

Depois de dez anos, Wikipédia para computador ganhará novo design pela primeira vez para melhorar a experiência do usuário

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A versão da Wikipédia para computadores ganhará mudanças no visual pela primeira vez em dez anos. A Wikimedia Foundation anunciou, nesta quarta-feira (23), que a enciclopédia virtual terá novidades no design para melhorar a experiência de navegação pelo PC. A expectativa é que todas as novidades cheguem ao site até o final de 2021.

Esta é a primeira grande mudança na interface da Wikipedia para computadores em dez anos, fruto de um trabalho iniciado em maio de 2019 para torná-la mais agradável aos usuários. “Nosso objetivo é criar uma experiência mais acolhedora para todos os que vêm aos nossos projetos, independentemente do histórico ou nível de experiência com os sites da Wikimedia”, explica a fundação.

A primeira melhoria a ser liberada se concentra na barra lateral, que terá um botão para ocultá-la a fim de reduzir a distração durante a leitura de um artigo, por exemplo. Em seguida, a largura máxima dos conteúdos será limitada para amenizar o cansaço visual e, também, dar mais foco ao usuários durante o acesso ao conteúdo.

Novidades da Wikipédia (Foto: Reprodução/WikiMedia)

A atualização ainda irá reduzir o tamanho da logo da enciclopédia, assim como irá levar a caixa de busca à barra superior do site e incrementará a ferramenta de pesquisa. Os usuários também contarão com opções de acesso rápido para trocar de idioma e para conferir o índice do artigo durante a leitura.

“Essas mudanças acontecerão de forma incremental durante um longo período de tempo, para permitir um amplo teste e feedback do usuário. Se tudo correr como planejado, essas melhorias serão o padrão em todos os wikis até o final de 2021, cronometrado com as comemorações do 20º aniversário da Wikipedia”, afirmam.

Novidades da Wikipédia (Foto: Reprodução/WikiMedia)

Novidades da Wikipédia (Foto: Reprodução/WikiMedia)

Com informações: MediaWiki, The Verge e WikiMedia Foundation

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados