YouTube passa a alertar usuários sobre comentários ofensivos

A ferramenta do YouTube pretende dar um momento de respiro ao adicionar uma confirmação para o usuário clicar antes de comentar

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
YouTube no celular (imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

O YouTube começou a testar um alerta que é exibido para prevenir que comentários ofensivos sejam publicados em vídeos da plataforma. A ação do site visa agir de forma proativa, oferecendo um possível tempo para quem escreveu reconsiderar as palavras e pensar se vale ou não o ataque.

O campo de comentários pode ser uma área de muito papo bacana, mas na maioria das vezes é um local a ser evitado, principalmente no YouTube. Os donos dos canais podem excluir quem é identificado como ofensivo e até banir o usuário, mas as atitudes sempre acontecem depois do estrago já feito.

Um botão extra de respiro nos comentários do YouTube

Um novo teste quer colocar um clique em botão extra, antes da confirmação da publicação do comentário. O YouTube diz que este alerta aparece de forma randômica e quem escreve, mesmo com o novo aviso, ainda pode continuar e publicar o texto. O site também afirma que podem existir momentos em que o alerta não é exibido, o que não impede a remoção do conteúdo pela plataforma de vídeos, caso o comentário desrespeite suas regras de uso.

O teste começa nesta terça-feira (6) e será aplicado em poucas contas ao redor do mundo. O mais provável é que o aviso esteja presente em mais pessoas com o passar das semanas, principalmente neste ano de eleições presidenciais nos Estados Unidos.

Com informações: YouTube.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados