YouTube alerta quem tenta publicar comentários ofensivos
Função estava em testes desde outubro e agora chega a todos os usuários da plataforma para evitar ataques e apoiar criadores
Função estava em testes desde outubro e agora chega a todos os usuários da plataforma para evitar ataques e apoiar criadores
O YouTube está expandido o seu alerta de comentários ofensivos a todos os usuários da plataforma. A ferramenta estava em testes desde outubro e pretende proporcionar um momento de reflexão antes que um comentário potencialmente prejudicial seja publicado. A intenção é apoiar criadores de conteúdo e oferecer um espaço saudável para a interação e o compartilhamento de ideias.
Com a ferramenta, o YouTube implementa uma etapa extra antes da publicação do comentário. O alerta aparece quando o algoritmo identifica palavras agressivas no comentário – no entanto, o autor ainda poderá publicá-lo, com ou sem edição, caso opte por continuar.
Veja um trecho do comunicado do YouTube abaixo:
Sabemos que os comentários desempenham um papel fundamental para ajudar os criadores a se conectarem com a comunidade, mas os problemas com a qualidade dos comentários também são um dos comentários mais consistentes que recebemos dos criadores. Temos nos concentrado em melhorar os comentários com o objetivo de gerar conversas mais saudáveis no YouTube. (…) Para encorajar conversas respeitosas no YouTube, estamos lançando um novo recurso que avisará os usuários quando seus comentários forem ofensivos para outras pessoas, dando-lhes a opção de refletir antes de postar.
Para identificar comentários possivelmente ofensivos, os algoritmos do YouTube irão se basear nos relatos de usuários, e o sistema continuará aprendendo enquanto a função é utilizada. No pop-up com o alerta, será possível informar à empresa caso você ache que está recebendo o aviso injustamente.
Além disso, o serviço informa que não receber o aviso ao publicar um comentário não quer dizer que ele não poderá ser removido posteriormente, caso viole as políticas da plataforma.
O YouTube reforçou ainda o seu compromisso para impedir a propagação de discurso de ódio em sua comunidade. Segundo a publicação em seu blog oficial, a plataforma vem aumentando o número de remoções diárias que incitam ódio desde 2019. Somente no último trimestre de 2020, foram mais de 54 mil desligamentos de canais por esse motivo.