Samsung POWERbot-E, robô aspirador que passa pano, chega ao Brasil

O robô aspirador da Samsung não é tão inteligente quanto seu irmão mais velho, mas ele limpa mais ao utilizar pano umedecido

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung robô POWERBOT-e VR500 (Imagem: divulgação/Samsung)
Samsung POWERbot-e VR500 (Imagem: Divulgação)

A Samsung anunciou no Brasil o lançamento do POWERbot-E VR5000: ele tem nome gigante e pode ser facilmente chamado de apenas robô aspirador que passa pano. Este é o segundo aspirador inteligente que a empresa coreana lança por aqui, o primeiro com função dupla.

O aspirador faz o básico que seu irmão mais velho e bem mais caro é capaz. Colocando os detalhes em lista, o robô VR5000 é capaz de passear pela casa enquanto coleta a sujeira com uma espécie de escova na parte inferior. A sucção é auxiliada por duas outras escovas que fazem a sujeira lateral ser direcionada para a parte central.

A Samsung diz que o robô POWERbot-E VR5000 consegue subir em tapetes, mas ele não aumenta o poder de sucção para pegar a sujeira mais funda. O gadget também consegue desviar de obstáculos como paredes, degraus e outros móveis, mas não mapeia o ambiente para limpar de forma mais eficiente.

O robô da Samsung não mapeia, mas sabe andar sozinho

Mesmo que o robô não saiba o tamanho e os obstáculos presentes no ambiente de forma prévia, é possível configurá-lo em alguns traçados. Eles incluem limpar apenas as bordas da sala, passar de forma aleatória, circular ao redor de um ponto ou então seguir em ziguezague.

Robô aspirador da Samsung controlado pelo smartphone

Robô aspirador da Samsung controlado pelo smartphone (Imagem: Divulgação)

O ajuste das funções pode ser feito com um controle remoto ou pelo app SmartThings, desde que o robô esteja em uma rede Wi-Fi do local. Este mesmo aplicativo pode ser utilizado para programar a limpeza em dias da semana e horários específicos.

Após trazer a poeira e outros detritos para o compartimento interno, o robô utiliza um pano que é umedecido a partir de um pequeno tanque de água. Este é o pano para finalizar a limpeza do local e o líquido pode ser só água, ou então algum produto.

A autonomia de bateria é pouco maior que duas horas com o modo econômico ativado. Quando a carga estiver baixa, o POWERbot-E VR5000 é capaz de voltar sozinho até a base para ser recarregado.

Procurada pelo Tecnoblog, a Samsung afirma que peças sobressalentes como escovas extras ou o filtro de ar podem ser compradas na rede de assistência técnica autorizada pela fabricante. Já o pano pode ser lavado e reutilizado pelo usuário.

Quando e quanto?

O robô aspirador Samsung POWERbot-E VR5000 já está disponível para venda no Brasil, com valor sugerido de R$ 3.299.

Com informações: Samsung.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados