Correios lançam Locker para receber encomendas em armários

Correios oferecem serviço de armários inteligentes para retirada de compras; projeto será expandido para todo o Brasil

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 6 meses
Correios Locker (Imagem: Vinícius de Melo/Agência Brasília)
Correios Locker (Imagem: Vinícius de Melo/Agência Brasília)

Os Correios estão começando a operar um serviço de armário inteligente: o Locker permitirá receber encomendas em locais de fácil acesso com grande circulação de pessoas. O primeiro deles está em Paranoá (DF), que não tem nenhuma agência da estatal; a ideia é expandir o projeto para todo o Brasil.

Funciona assim: primeiro, o cliente visita o app ou site dos Correios para verificar o CEP do armário inteligente. Então, ele insere esse dado ao realizar uma compra na internet. Além disso, é necessário adicionar o CPF (ou CNPJ) ao endereço de entrega, no campo “complemento”.

O carteiro levará a encomenda até o locker, e os Correios enviarão um aviso via SMS com instruções de retirada para o cliente. Isso inclui o código de acesso para digitar em uma touchscreen no armário e abrir a gaveta. É necessário pegar o pacote em até três dias corridos; o serviço não tem custo adicional ao frete que você irá pagar.

Correios Locker (Imagem: Vinícius de Melo/Agência Brasília)
Correios Locker (Imagem: Vinícius de Melo/Agência Brasília)

Cada armário tem 40 gavetas de tamanhos variados, e pode ficar disponível inclusive em finais de semana e feriados — isso depende de onde ele for instalado. Os Correios mencionam locais como estações de metrô, rodoviárias, shoppings e postos de gasolina, que têm horários de funcionamento próprios.

Correios vão expandir Locker no Brasil

O primeiro armário foi lançado em Paranoá, região administrativa do Distrito Federal, que não possui agência dos Correios. O presidente da estatal, Floriano Peixoto, afirma que esta é uma iniciativa de inclusão social e digital: “em tempos de crescimento do e-commerce, popularização dos smartphones e aumento da conectividade, levar facilidade e conveniência às regiões afastadas dos grandes centros é uma prioridade para a empresa”.

Correios Locker (Imagem: Vinícius de Melo/Agência Brasília)
Correios Locker (Imagem: Vinícius de Melo/Agência Brasília)

O plano é instalar mais um armário inteligente na cidade do Rio de Janeiro ainda este ano. Até fevereiro de 2021, os Correios prometem operar 10 lockers no DF e 53 no estado do RJ; então, eles devem ser expandidos para mais lugares no país. A estatal cogita liberar a postagem de objetos através desses equipamentos, inclusive para devolução de encomendas por logística reversa.

Este projeto vinha sendo preparado desde 2018, quando estava em fase de licitação. Ele se une ao Clique e Retire, para retirar pacotes em qualquer agência; e às Caixas de Correio Inteligentes instaladas em condomínios.

Receba mais sobre Correios na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados