Correios lançam edital para instalar lockers de entrega em SP e RJ

Depois de instalar Locker no Distrito Federal, Correios querem expandir serviço para São Paulo e Rio de Janeiro

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Correios Locker (Imagem: Vinícius de Melo/Agência Brasília)
Correios Locker (imagem: Vinícius de Melo/Agência Brasília)

Depois de estrear o primeiro Locker, agora vem a fase de expansão da iniciativa. Nesta semana, os Correios lançaram um edital para credenciamento de fornecedores para esse serviço. O plano é instalar os próximos armários inteligentes nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

O primeiro Locker dos Correios foi instalado em Paranoá, região administrativa do Distrito Federal, no final de outubro. O armário tem 40 gavetas de tamanhos variados e permite que o usuário retire ali itens comprados pela internet.

Para tanto, basta ao consumidor consultar no aplicativo ou site dos Correios o CEP do armário inteligente mais próximo e inserir essa informação no endereço de entrega ao realizar a compra, junto ao seu número de CPF / CNPJ.

A compra será entregue no Locker. Na sequência, os Correios enviarão um SMS com instruções para a retirada, incluindo um código que deverá ser digitado na tela do armário para abertura da gaveta. O pacote deve ser retirado em até três dias corridos. O serviço não gera custo adicional para o usuário.

Um serviço como esse é útil para consumidores que moram em locais com restrição de entrega por parte dos Correios ou que gostariam de retirar a compra perto do seu local de trabalho, por exemplo.

De acordo com os Correios, o Locker instalado em Paranoá atende a cerca de 6 mil famílias da região. A próxima unidade será inaugurada neste mês de novembro no Rio de Janeiro.

Correios Locker (Imagem: Vinícius de Melo/Agência Brasília)

Tela do Correios Locker (imagem: Vinícius de Melo/Agência Brasília)

Mas a empresa pretende expandir ainda mais o serviço. Para a próxima fase, os Correios querem que os armários inteligentes sejam instalados em shoppings, estações do metrô, rodoviárias e outros lugares com grande movimento de pessoas nas mencionadas capitais.

Para tanto, os Correios lançaram o edital para credenciamento de empresas interessadas em fornecer os armários. As empresas credenciadas também deverão fornecer toda a infraestrutura necessária para a operação do equipamento, incluindo espaço físico, energia elétrica, limpeza e manutenção.

Após a expansão do Locker pelas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, os Correios pretendem, a partir de 2021, instalar os armários em todo o Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados