Alguns iPhones com iOS 14.2 têm gasto excessivo de bateria

São numerosos os relatos de usuários de iPhone 7, XR, XS e outros modelos sobre bateria drenada após instalação do iOS 14.2

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Tela do iPhone XR (Foto: André Fogaça/Tecnoblog)
iPhone XR (imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Lançado no começo de novembro, o iOS 14.2 trouxe novos emojis e alguns recursos para a linha iPhone 12, por exemplo. Mas há usuários se queixando de problemas: em fóruns e no Reddit, são numerosos os relatos de drenagem rápida da bateria do iPhone após a atualização para essa versão.

De acordo com o MacRumors, o problema parece afetar modelos mais antigos da linha. Há relatos envolvendo o iPhone 6s, o iPhone SE, o iPhone 7, o iPhone XS e o iPhone XR, por exemplo. Também há relatos relacionados ao iPad Pro (2018) executando o iPadOS 14.2.

A perda rápida de carga de bateria pode ter várias causas. Frequentemente, o problema é causado por desgaste ou dano no próprio componente. Não parece ser o caso aqui, no entanto. Os relatos se tornaram numerosos logo após a atualização para o iOS 14.2 ter sido liberada.

No fórum da Apple para desenvolvedores, um usuário reportou, há três semanas, ter percebido que a bateria do seu iPhone 7 Plus passou a ser drenada após a atualização para essa versão. Na sequência, outros usuários relataram o mesmo problema com o iPhone XR, o iPhone XS e até com o iPhone 11.

Alguns usuários também relatam outros comportamentos estranhos que podem ter relação com a bateria, como aumento de temperatura do iPhone durante navegação no Safari e “congelamentos” no acionamento de determinados recursos, como o Touch ID.

Duas semanas após a disponibilização do iOS 14.2, a Apple liberou o iOS 14.2.1 para corrigir alguns bugs, entre eles, uma falha que fazia a tela do iPhone 12 Mini não responder a toques. No entanto, a atualização não trouxe correção para o aparente problema da bateria.

Por conta disso, a recomendação para quem ainda não atualizou seu iPhone para o iOS 14.2 é a de esperar para a próxima versão. O iOS 14.3 já está em fase beta (bem como o iPadOS 14.3). Embora a Apple não tenha reconhecido a possível falha envolvendo a bateria até o momento, a expectativa é a de que atualização traga alguma solução.

Para quem fez a atualização e está tendo problemas, a alternativa, por ora, é tentar soluções paliativas. Desativar widgets e verificar se há algum aplicativo consumindo muitos recursos é um começo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados