Twitter encerra apps do Periscope para vídeo ao vivo

Twitter irá encerrar aplicativos do Periscope para transmissão de vídeos ao vivo no começo do ano que vem, em março

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Periscope (Imagem: Divulgação/Periscope)
Periscope (Imagem: Divulgação/Periscope)

O Periscope será encerrado no começo do ano que vem. Nesta terça-feira (15), os responsáveis pelo aplicativo para transmissão de vídeos ao vivo anunciaram em uma carta aberta o fim do app devido ao baixo uso do serviço, cuja operação se encontra em um “estado de modo de manutenção insustentável”.

A carta aberta publicada pelo Periscope no Medium chega poucos dias após o rumor de seu fim. No último dia 11, a desenvolvedora Jane Manchun Wong, conhecida por antecipar lançamentos de recursos de aplicativos, descobriu uma linha de código no app do Twitter que dava indícios sobre o enceramento do app.

“A verdade é que o aplicativo Periscope está em um estado de modo de manutenção insustentável há algum tempo. Ao longo dos últimos dois anos, vimos um declínio no uso e sabemos que o custo de suporte do aplicativo só aumentará com o tempo”, explicaram. “Deixá-lo em seu estado atual não está indo bem para a comunidade atual e anterior do Periscope ou para o Twitter”.

Periscope chegará ao fim em 2021

O fim do aplicativo para transmissão de vídeos ao vivo está previsto para acontecer em março de 2021, quando o Periscope será removido das lojas de apps, como a Google Play Store, do Android, e a App Store, do iOS (iPhone). O registro de novas contas, no entanto, será restringido já na próxima atualização.

Conforme explica a carta aberta, as transmissões ao vivo compartilhadas no Twitter permanecerão disponíveis na rede social “como replays”. Os usuários também poderão baixar arquivos com seus conteúdos e dados antes do término do aplicativo.

“Sim, você poderá solicitar uma cópia de seus dados do Periscope e baixar suas transmissões”, afirmou o Twitter em uma página de suporte. “Compartilharemos mais em breve”. Para realizar transmissões ao vivo, a rede social sugere o Twitter Live.

Com informações: Periscope (Medium), TechCrunch e Twitter

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados