LG começa a liberar AirPlay 2 e HomeKit para TVs de 2018

Inicialmente a LG não levaria o AirPlay 2 e HomeKit para TVs lançadas em 2018, deixando a empresa atrás da concorrente Samsung

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
TV LG com AirPlay 2 (Imagem: divulgação/LG)
TV LG com AirPlay 2 (Imagem: divulgação/LG)

A LG começou a liberar uma atualização de software para alguns modelos de TVs, entregando suporte para o AirPlay 2 e HomeKit, ambos da Apple. A novidade é focada em aparelhos lançados em 2018 e faz parte de uma promessa da própria empresa, que nasceu depois da marca desistir da atualização em setembro deste ano.

Saber se uma TV da LG de 2018 vai ou não poder receber conteúdo de um iPhone, iPad, iPod Touch ou macOS virou uma novela neste ano. Tudo começou quando a Apple divulgou que o AirPlay 2 e HomeKit estavam liberados para que empresas parceiras incorporassem as tecnologias em suas TVs. Marcas famosas como Samsung e Sony entraram na fila, junto da LG.

Enquanto a Samsung garantiu que alguns modelos de TVs lançados em 2018 receberiam ao menos o AirPlay 2, a LG preferiu focar apenas em televisores anunciados a partir do ano passado. A lista de compatibilidade inclui todos os aparelhos OLED, NanoCell e qualquer outra que ofereça ao menos a resolução 4K, a versão 4 do webOS e com ano de lançamento marcado em 2019 ou 2020.

Mesmo assim, um documento no site de suporte da LG também mencionava alguns modelos de TV lançados em 2018, com prefixos SK e UK para telas LCD e B8 até Z8 para quem preferiu comprar um televisor OLED. Todos estes receberiam uma atualização para o AirPlay 2, mas no começo de setembro a fabricante coreana mudou de ideia.

LG voltou atrás e garantiu AirPlay 2 e HomeKit nas TVs

Foram 12 dias de tristeza para quem tem uma destas TVs lançadas em 2018 e não quer comprar um aparelho novo só pelo recurso da Apple. Ao final deste período, a marca voltou atrás e garantiu a atualização com o AirPlay 2 e HomeKit. É o que começou a acontecer neste mês para alguns donos desses aparelhos.

O AirPlay 2 é uma espécie de Chromecast da Apple, permitindo que usuários de dispositivos da marca enviem áudio e vídeo para aparelhos compatíveis, é possível até jogar com este recurso, utilizando o smartphone como controle. O conteúdo pode estar rodando em um iPhone, iPad, iPod Touch ou mesmo em um computador da marca da maçã.

Enquanto isso, o HomeKit é a resposta da empresa para casa conectada, brigando de frente com Amazon Alexa e Google Assistente neste mercado. Com ele, junto de lâmpadas e demais gadgets compatíveis, o usuário pode controlar os dispositivos a partir da tela de um iOS, seja ele qual for.

A atualização também entrega o aplicativo Apple TV e ele é responsável por reproduzir filmes e séries comprados ou alugados dentro da plataforma – mais ou menos como o Play Filmes do Google já faz nas TVs, inclusive da LG. Além deste tipo de conteúdo, a assinatura do Apple TV+ também entra no pacote e assim o assinante não precisa de um computador, tablet ou smartphone da empresa para assistir, mas precisa para assinar.

Como acontece com outras atualizações, o update com o AirPlay 2 e HomeKit pode levar algum tempo para chegar até todos os donos de TVs da LG de 2018.

Com informações: MacRumors.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados