Linux Mint 20.1 é lançado com app de IPTV, interface rápida e mais

Distribuição Linux Mint 20.1 "Ulyssa" é lançado oficialmente com ambiente Cinnamon 4.8 e cliente Hypnotix para IPTV

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Linux Mint (imagem: divulgação/Linux Mint)
Linux Mint (imagem: divulgação/Linux Mint)

Esta sexta-feira (8) foi a data escolhida para o lançamento oficial do Linux Mint 20.1 “Ulyssa”. A distribuição tem como base o Ubuntu 20.04 LTS e traz uma série de recursos interessantes, como interface renovada, função Web Apps e até um reprodutor para IPTV.

O Linux Mint está entre as distribuições mais populares da atualidade, mérito do seu desempenho consistente, de sua interface amigável e de seu amplo conjunto de recursos.

Todas essas características estão preservadas no Linux Mint 20.1. O aspecto da interface, por exemplo, é garantido pelo ambiente de desktop Cinnamon 4.8, que se destaca pela facilidade de uso e leveza, inclusive para uso em telas 4K.

As ferramentas nativas do Cinnamon 4.8 também somam pontos, a exemplo do gerenciador de arquivos Nemo que, entre suas novas funcionalidades, permite que o usuário marque arquivos e pastas como favoritos para acesso rápido.

Outro recurso interessante no Linux Mint 20.1 é o Web Apps, modo que transforma praticamente qualquer site em um aplicativo para desktop. Como aplicativo, o site passa a ser exibido em uma janela própria e a ter seu próprio ícone, por exemplo.

Essa é uma forma de o usuário acessar determinadas páginas ou aplicações web rapidamente, sem ter que passar pela costumeira bagunça de abas abertas no navegador.

Tão ou mais notável é o Hypnotix, cliente de IPTV compatível com listas de reprodução M3U que, como tal, pode dar acesso a diversos programas de TV ao vivo, de acordo com a região do usuário.

O Hypnotix é configurado por padrão para funcionar com o Free-IPTV, projeto de código aberto que facilita o acesso a canais gratuitos (e legais) por IPTV.

Hypnotix no Linux Mint (imagem: OMG! Ubuntu!)

Hypnotix no Linux Mint (imagem: OMG! Ubuntu!)

Kernel Linux 5.4, suporte melhorado a impressoras e scanners HP, gerenciador de drivers PackageKit, novos papéis de parede para o Cinnamon e inclusão de um pacote do Chromium no repositório da distribuição estão entre as demais novidades do Linux Mint 20.1 “Ulyssa”.

Download do Linux Mint 20.1

Links para download das imagens da distribuição estão disponíveis no site do Linux Mint. No endereço, também é possível encontrar links para versões que, em vez do Cinnamon, contam com os ambientes de desktop Mate ou Xfce.

Para quem já é usuário da distribuição, basta acessar o gerenciador de atualizações (Update Manager) para instalar a nova versão.

Vale destacar que o Linux Mint 20.1 é uma versão LTS (Long Term Support), portanto, tem suporte para atualizações garantido até 2025.

Com informações: OMG! Ubuntu!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados