Início / Notícias / Aplicativos e Software /

Google prepara Microdroid, versão simplificada do Android

Microdroid vai ser uma versão "minimalista" do Android para facilitar execução do sistema em máquinas virtuais

Por

Os esforços do Google para facilitar o desenvolvimento de recursos e aplicativos para o Android devem incluir, em breve, o Microdroid, uma versão deveras simplificada do sistema operacional direcionada a máquinas virtuais. A ideia é permitir que a virtualização ocorra com o mínimo possível de recursos.

Droid (imagem: PxFuel)

Droid (imagem: PxFuel)

Para quê? Um projeto do tipo pode facilitar os trabalhos de desenvolvimento e testes de aplicativos para os mais diversos fins, por exemplo. Se as exigências para a máquina virtual não forem numerosas, esses trabalhos poderão ser executados mais facilmente.

Frequentemente, os desenvolvedores recorrem às versões GSI do Android para tarefas de teste e desenvolvimento. Essas versões correspondem a imagens genéricas do Android, isto é, a implementações sem modificação do código do sistema operacional oriundo do Android Open Source Project (AOSP). Tendo com base o Linux, o Microdroid virá para ser ainda mais simples que o Android GSI.

Também existe a possibilidade de o Google estar trabalhando no Microdroid para habilitar o KVM (sistema de virtualização de código aberto baseado no Linux) em dispositivos Android equipados com processadores ARM64.

Com isso, mecanismos de DRM (proteção de direitos autorais) e criptografia, por exemplo, poderiam ser executados dentro de máquinas virtuais “minimalistas” no mesmo nível do sistema operacional, o que reforçaria a segurança do Android.

Esse recurso pode ter relação com o Type-1 Hypervisor do Snapdragon 888, mecanismo de segurança que permite ao usuário separar um ambiente de trabalho do ambiente pessoal dentro do seu celular. Com isso, não há o risco de um aplicativo para fins pessoais acessar dados de apps profissionais (e vice-versa), por exemplo.

Para controlar as tais máquinas virtuais, o Google estaria adaptando o Crosvm (ferramenta que virtualiza softwares Linux no Chrome OS) para uso no Android.

Ainda não há informação sobre quando o Microdroid será disponibilizado, mas é possível que o projeto seja liberado junto com o Android 12.

Com informações: XDA Developers.