Uber Flash, rival da Rappi e Loggi, chega a todo o Brasil

Uber Flash permite entregas via carro; modalidade funcionava só em algumas capitais, mas agora chega a mais partes do Brasil

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Uber Flash (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Uber Flash (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Há quase um ano, o Uber Flash foi lançado no Brasil para concorrer com serviços de entrega como Loggi e Rappi. Mas, na ocasião, a modalidade estava limitada às cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador. Nesta sexta-feira (5), a Uber revelou que as entregas via Flash agora podem ser feitas em todo o país.

Parecia que o Uber Flash teria duração de apenas alguns meses, afinal, o serviço foi lançado em resposta à pandemia, com o propósito de cumprir duas funções essenciais: contribuir para as ações de distanciamento social e permitir que motoristas ligados à Uber que tiveram diminuição no número de passageiros pudessem ter um complemento de renda fazendo entregas.

Mas a pandemia ainda não terminou e, embora o número de corridas com passageiros tenha presumivelmente aumentado desde maio de 2020, quando o serviço foi lançado, muitos motoristas ainda obtêm renda com as entregas. Pudera: mais de um milhão de itens foram transportados com a modalidade no ano passado.

Faz sentido que o Uber Flash esteja sendo expandido, portanto. Até porque a modalidade é realmente útil: com ela, o usuário pode solicitar transporte de documentos, artigos pessoais e pacotes de pequeno ou médio porte a partir do aplicativo da Uber. A diferença é que, em vez de passageiros, o motorista da plataforma irá levar um objeto até o destino indicado.

De acordo com uma pesquisa feita pela Uber com usuários da modalidade, os itens mais transportados via Flash são presentes, flores, comida, documentos, roupas e chaves.

O serviço é bastante requisitado em datas comemorativas. No Dias dos Namorados de 2020, por exemplo, a Uber registrou uma demanda de entregas 200% maior na comparação com a semana anterior.

Entrega via Uber Flash (animação: divulgação/Uber)

Entrega via Uber Flash (animação: divulgação/Uber)

Como usar o Uber Flash

A partir de hoje, a modalidade passa a estar disponível em todas as cidades brasileiras atendidas pela Uber. Você pode saber como usar o Uber Flash aqui, mas eis resumo dado pela própria empresa:

  • Abra o app da Uber e toque no ícone com um pacote;
  • Verifique se o seu item está devidamente embalado e se está de acordo com as diretrizes do Uber Flash;
  • Selecione “Enviar” ou “Receber” e adicione nome e telefone do destinatário ou remetente;
  • Digite os endereços de retirada e entrega do item;
  • Reveja as regras do serviço e confirme a solicitação;
  • Quando o motorista chegar, o item deve ser entregue para ele na calçada.

O Uber Flash só permite objetos com até 20 kg e valor máximo de R$ 500. Álcool, medicamentos, armas e produtos ilegais são proibidos na modalidade.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados