Microsoft Edge vai combater notificações irritantes com a sua ajuda

Microsoft Edge ganha recurso para ocultar notificações indesejáveis automaticamente com base nas escolhas dos usuários

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Microsoft Edge

A Microsoft anunciou, nesta terça-feira (16), um novo recurso para combater notificações incômodas no Microsoft Edge. Apresentada como “solicitações de notificação adaptáveis”, a novidade permite que apenas pedidos de avisos com alto índice de aceitação sejam exibidos no navegador com base nas escolhas dos usuários.

A solução chega após a introdução das solicitações de notificações silenciosas no Microsoft Edge 84. De acordo com a Microsoft, ainda que o recurso tenha sido bem recebido e reduzido os avisos indesejados, uma parcela de usuários relatou que não encontrou mais a opção para ativar os alertas de sites.

A novidade busca oferecer um equilíbrio às duas opções. “Desenvolvemos uma nova abordagem que estamos chamando de solicitações de notificação adaptáveis e começamos a experimentá-la no Microsoft Edge 88”, anunciaram. “Com essa nova abordagem, fornecemos as solicitações de notificações completas ou silenciosas com base nos dados acumulados das escolhas reais dos usuários”.

Como funciona a nova função do Microsoft Edge?

Com o novo recurso, o navegador passará a exibir a janelinha para ativar as notificações com base em alguns critérios. Para apresentá-la integralmente, por exemplo, é preciso que o site siga boas práticas e que seus avisos tenham uma alta taxa de aceitação.

Se o endereço em questão não seguir nenhum desses dois quesitos, a solicitação será silenciada. Dessa forma, caso o usuário queira receber os alertas do site, ele terá que recorrer ao botão presente na barra de endereços para ativá-los.

Solicitação para ativar notificação no Microsoft Edge (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Solicitação para ativar notificação no Microsoft Edge (Imagem: Reprodução/Microsoft)

A taxa de aceitação é calculada com base na ação dos usuários. Ao receber uma solicitação e optar pela opção “Bloquear”, esta escolha irá indicar um forte sinal negativo às notificações do site. Por outro lado, ao pressionar o botão “Permitir”, o endereço ganhará um forte sinal positivo.

Também existe a possibilidade de o usuário simplesmente ignorar o pedido ou fechá-lo. Caso isto aconteça, a Microsoft explica que estas alternativas “influenciam as pontuações como um sinal negativo da semana”.

“Ao longo de nosso experimento, continuaremos a ajustar o limite de pontuação mais eficaz que aborda o feedback do usuário sobre o equilíbrio entre assinar facilmente as notificações desejadas e o incômodo de solicitações de notificação indesejadas”, afirmaram.

A Microsoft ainda afirma que, com a chegada do novo recurso, as solicitações de notificações silenciosas estarão desabilitadas por padrão. Mas é possível ativá-las novamente através das configurações do navegador, ao acessar a opção “Cookies e permissões de site” e, depois, “Notificações”.

Com informações: Microsoft e XDA-Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados