Claro Pay é liberado antes da hora com Pix e pagamento de boletos

Claro Pay ficou disponível por curto prazo para abertura de conta por clientes de qualquer operadora

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Claro Pay é a nova conta digital da Claro (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)
Claro Pay é a nova conta digital da Claro (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

As operadoras estão se aventurando com serviços bancários, e a Claro liberou por algumas horas o cadastro do público geral na carteira digital Claro Pay. O serviço é gratuito e permite fazer e receber pagamentos com Pix, recarga de celular e pagamento de boletos. Além disso, será possível sacar dinheiro em caixas eletrônicos do Banco24Horas – mas a conta não tem cartão.

Às 18h44, a Claro informou ao Tecnoblog que o Claro Pay ainda não está disponível para qualquer tipo de adesão, e que os registros ficaram liberados por um curto prazo durante um período de testes do aplicativo. A abertura de contas foi encerrada, e o app voltou a mostrar a informação “Estamos liberando acesso aos poucos e logo você poderá se cadastrar”.

O Claro Pay foi anunciado em novembro de 2020 em parceria com o Banco Inbursa, e até então estava restrito para clientes selecionados. Uma atualização no aplicativo foi liberada nesta quinta-feira (18) e passou a aceitar o cadastro do público geral durante algumas horas, inclusive com número de celular de outras operadoras.

O processo de abertura de conta no Claro Pay é bem simples e pode ser feito inteiramente através do smartphone: basta informar os dados pessoais (nome completo, data de nascimento, CPF, e-mail e nome da mãe) e enviar uma foto de um documento de identidade e uma selfie.

Registro no Claro Pay pede foto de documento e selfie (Imagem: Reprodução )

Registro no Claro Pay pede foto de documento e selfie (Imagem: Reprodução )

A análise para aprovação da abertura da conta ocorre em instantes, e a Claro divulga o prazo médio de 3 minutos para aprovação (com possibilidade de atrasos em domingos, feriados e madrugada). Por aqui não levou nem um minuto completo.

A Claro havia divulgado que o Claro Pay teria benefícios para usuários da operadora, como bônus de internet nas recargas recorrentes no pré-pago. No entanto, nenhuma promoção apareceu até o momento no app da carteira digital.

Claro Pay tem Pix e faz recargas, mas não tem cartão

Por enquanto, o Claro Pay é capaz de fazer transações via Pix, recarregar celular pré-pago e pagar boletos. De acordo com o aplicativo, em breve será possível sacar dinheiro com QR Code através de caixas eletrônicos do Banco24Horas.

Claro Pay tem Pix e permitirá saques no Banco24Horas (Imagem: Reprodução)

Claro Pay tem Pix e permitirá saques no Banco24Horas (Imagem: Reprodução)

Além do Pix, é possível receber dinheiro no Claro Pay via boleto ou TED, de contas de mesma titularidade. Por outro lado, não é possível fazer transações para outros bancos através de TED, apenas Pix.

Um dos pontos negativos do Claro Pay é que até o momento o serviço não possui nenhum tipo de cartão físico, seja de débito ou crédito. Nem mesmo um cartão virtual está disponível, o que dificulta compras online e uso de serviços como Spotify, Uber, iFood.

TIM e Vivo têm serviços financeiros

A Claro não é a primeira operadora a oferecer serviços financeiros no Brasil:

  • A TIM tem parceria com o C6 Bank. Clientes das empresas têm direito a bônus de internet caso a recarga ou pagamento da fatura sejam feitos pelo banco digital, além de melhores taxas em investimento e benefícios de anuidade no cartão de crédito.
  • A Vivo recentemente lançou o Vivo Recarga, uma carteira digital que possui cartão virtual pré-pago. O serviço funciona para clientes de qualquer operadora, mas não tem suporte a Pix e cobra pela emissão de boletos e transferências via TED. O app está disponível apenas para Android e pode ser útil para quem usa um plano Vivo Pré, uma vez que colocar créditos pela plataforma dá bônus de até 2 GB.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados