Google leva joguinhos leves do GameSnacks para Chrome e Assistente

Com mais de 100 títulos para rodarem no navegador, GameSnacks é aposta do Google para substituir jogos em Flash

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos
GameSnacks (Imagem: Divulgação/Google)

GameSnacks (Imagem: Divulgação/Google)

A Area 120, a incubadora interna do Google, lançou em 2020 um site de joguinhos leves em HTML5 para celulares com conexões lentas. Batizado de GameSnacks, ele conta com mais de 100 jogos à disposição e, agora, ganhará mais destaque. Isso porque a plataforma será exibida em aplicativos como Chrome e Assistente.

O GameSnacks já podia ser acessado de qualquer smartphone, tablet ou computador por meio deste link. Agora, ele também conta com atalhos em alguns serviços do Google. O Chrome, por exemplo, passou a apresentar os jogos ao abrir uma nova aba e no Google Discover, seção que reúne artigos que podem te interessar.

Já o Google Assistente permite que usuários enviem comandos de voz para abrir jogos do GameSnacks. Os títulos foram parar até mesmo no Google Pay, onde aparecem abaixo de uma lista de empresas. Os testes estão restritos para usuários na Índia, Indonésia, Nigéria e Quênia, mas o site da plataforma pode ser acessado por qualquer um.

GameSnacks quer substituir Flash

O gerente do GameSnacks, Ani Mohan, compara o serviço com sites clássicos com jogos em Flash. “Quando menciono jogos em HTML5 para amigos e familiares, eles se lembram com carinho de sites de jogos em Flash de 10 ou 15 anos atrás”, afirma. Para ele, os jogos em HTML5 podem substituir o antigo formato, descontinuado pela Adobe.

GameSnacks (Imagem: Divulgação/Google)

GameSnacks (Imagem: Divulgação/Google)

No entanto, Mohan destaca que muitos usuários têm dificuldade para encontrar jogos em um padrão mais moderno. “O cenário da distribuição de jogos em HTML5 é fragmentado”, avalia. “Muitas vezes é difícil descobrir jogos em HTML5”. Segundo ele, a nova plataforma pode ajudar desenvolvedores a levarem seus jogos para mais pessoas.

O executivo afirma que milhões de pessoas já acessaram a plataforma desde o lançamento em fevereiro de 2020. Entre os títulos mais populares, estão Chess, Retro Drift, Element Blocks e Cake Slice Ninja. Todos os jogos se mantêm com anúncios e não utilizam o modelo de compras in-app.

“O GameSnacks será um balcão único para desenvolvedores levarem jogos em HTML5 aos usuários do Google”, afirma Mohan. A plataforma também pretende aproveitar as soluções do Google AdSense para permitir que os criadores monetizem seus jogos.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados