Google Chat gratuito com interface do Gmail chega para alguns usuários

Novo visual do Google Chat permite manter várias conversas ao mesmo tempo com janelas parecidas com as do Hangouts

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Site do Gmail (Imagem: Stephen Phillips/Unsplash)
Gmail (Imagem: Stephen Phillips/Unsplash)

O Google Chat está sendo liberado aos poucos para usuários com contas grátis. O serviço já está disponível em alguns celulares com Android e, agora, também está sendo ampliado na versão web. As novas imagens indicam que, como nas conversas no antigo Hangouts, ele seguirá a interface do Gmail e permitirá chats em várias janelas.

É o que indica o 9to5Google, que teve acesso à versão gratuita do Google Chat. O serviço já permite deixar uma conversa ocupando todo o espaço da tela. Com a mudança, também será possível conversar com várias pessoas ao mesmo tempo com a ajuda de janelas na parte inferior, como acontece no Hangouts.

A atualização afetou outras áreas do mensageiro, que ficou mais parecido com o Gmail. A barra de pesquisa do serviço passou a ser exibida na área superior da tela. Ela aparece ao lado do botão para indicar o status de disponibilidade (Online ou Ausente, por exemplo), bem como dos ícones de ajuda e configurações.

Google Chat (Imagem: Reprodução/9to5Google)

Google Chat (Imagem: Reprodução/9to5Google)

A barra lateral ainda destaca conversas e salas, mas pode ser minimizada para só mostrar as fotos dos contatos. Na parte inferior, a área destaca atalhos para iniciar ou se juntar a chamadas de vídeo no Meet. A opção também aparece nas janelas de conversas, que permitem ainda enviar documentos do Drive.

Para verificar se você recebeu a versão gratuita do mensageiro, acesse chat.google.com. A página pode permitir a configuração ou indicar que “esta conta não tem acesso ao Google Chat”. Caso o serviço não esteja disponível, a página indica que ele pode ser usado com o Workspace (antigo G Suite).

Google Chat liberado no Android

O Google Chat gratuito começou a ser liberado na semana passada para alguns usuários de Android. O serviço exibe todos os contatos dos usuários e permite buscá-los pela barra de busca para indiciar conversas entre duas pessoas. Por enquanto, ainda não é possível criar grupos na versão grátis.

Ao ser acessado pela primeira vez, o mensageiro também informa que, no momento, pode ter erros. “O Google Chat apresenta uma nova experiência e recursos não encontrados no Hangouts. Como esta é uma prévia do novo Chat, você pode enfrentar bugs e outros problemas”, afirma o serviço. O Google afirma que a migração das contas gratuitas para o Chat será concluída ainda no primeiro semestre.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados