Google vai migrar usuários do Hangouts para o Google Chat grátis
Hoje disponível só para quem assina o Workspace (antigo G Suite), Google Chat preservará conversas e mensagens do Hangouts
Hoje disponível só para quem assina o Workspace (antigo G Suite), Google Chat preservará conversas e mensagens do Hangouts
O Google confirmou nesta quinta-feira (15) que usuários do Hangouts poderão migrar suas conversas para uma versão gratuita do Chat, que, por enquanto, só está disponível para quem assina o Workspace (antigo G Suite). Segundo a empresa, a transição poderá ser feita a partir do primeiro semestre de 2021.
Com a mudança para o Chat, os usuários poderão preservar conversas e contatos antes do fim do Hangouts. O Google lembra que o seu novo serviço mantém os principais recursos do mensageiro, como os que permitem enviar mensagens diretas ou em grupo, mas ganhou melhorias para facilitar o trabalho em equipe com novas opções para criar tarefas e compartilhar arquivos.
A empresa afirma ainda que o Chat conta com a mesma proteção contra phishing usada no Gmail. Por isso, caso você receber um link, o serviço fará uma verificação em tempo real e sinalizará caso concluir que ele é suspeito.
O fim próximo do Hangouts também interfere nos serviços oferecidos por meio do aplicativo em outros países. É o caso da operadora virtual Google Fi, que permite realizar ligações telefônicas e enviar SMS no app, e passará a ser controlada no Google Mensagens. O serviço de VoIP Google Voice, por sua vez, ficará restrito ao aplicativo de mesmo nome.
O Google promete oferecer detalhes sobre a transição para o Chat e outros serviços assim que esse processo se iniciar. A empresa também adiantou que, apesar do planejamento, as datas podem ser alteradas, mas não indicou quando o Hangouts deverá ser descontinuado.
Com informações: TechCrunch.