Google Meet será novo padrão para quem usa Zoom no Workspace
Mudança afeta usuários do Google Agenda no Workspace (G Suite); concorrentes do Meet, como o Zoom, terão menos espaço
Mudança afeta usuários do Google Agenda no Workspace (G Suite); concorrentes do Meet, como o Zoom, terão menos espaço
O Google avisou esta semana que vai ativar o Meet como padrão para chamadas de vídeo em eventos do Google Agenda; a mudança afeta usuários do Workspace (antigo G Suite) e será ativada para todos os clientes em novembro. Isso significa que serviços de terceiros, como o concorrente Zoom, terão menos espaço.
Usuários do Workspace podem instalar complementos (ou add-ons) para adicionar funcionalidades. O Zoom possui o add-on mais popular de todos na categoria Comunicações, com mais de 10 milhões de usuários.
A partir de 16 de novembro, ficará um pouco mais difícil criar eventos com links para o Zoom. O Google vai:
Ainda será possível configurar o Google Agenda para criar videochamadas pelo Zoom, por exemplo. No entanto, isso requer que o administrador do Workspace siga o caminho Apps > G Suite > Agenda > Configurações de compartilhamento > Videoconferência e clique em Editar.
Vale notar que, em contas pessoais do Google, o Meet é a única opção para chamadas de vídeo ao se criar um evento.
O Zoom vem crescendo rapidamente durante a pandemia, devido à necessidade de trabalhar em home office para manter o distanciamento social. Seu faturamento atingiu US$ 663,5 milhões entre maio e julho, alta de 355% em relação ao mesmo período do ano passado.
O Google Meet, por sua vez, estava adicionando 3 milhões de novos usuários por dia em abril, após liberar acesso gratuito a recursos que normalmente exigem uma assinatura do Workspace.
Leia | Como criar ou agendar uma reunião do Zoom pelo PC ou celular