Google permite cantar para encontrar música na busca

Agora você só precisa se esforçar para cantarolar de forma fiel o suficiente a melodia da canção que não sai da sua cabeça

Ana Marques
Por
• Atualizado há 6 meses
Google Assistente. Imagem: Tecnoblog
Google Assistente. Imagem: Tecnoblog

“Tum tum pa! Tum tum pa!” – sabe que música é essa? O Google, certamente, sim. Nesta quinta-feira (15), a empresa anunciou um novo recurso para encontrar músicas na web. Com o “Hum to Search” (“murmure para pesquisar”, em tradução livre), será possível cantarolar um pequeno trecho daquela música que não sai da sua cabeça para que a ferramenta retorne com resultados sobre a canção.

A novidade foi apresentada durante o evento Search On, e de acordo com a companhia não exige que o usuário saiba o nome do artista, a letra da música e nem mesmo o tom perfeito.

“Pablo, qual é a música?”

O “Hum to Search” permite que você brinque de “Qual é a música” com o Google – tal como os programas de auditório dos anos 70 e 80.

Para começar, diga o comando “Ok, Google. Que música é esta?”. Em seguida, basta cantarolar, assobiar ou cantar uma melodia por um tempo entre 10 e 15 segundos. Você também pode utilizar a função tocando sobre o ícone de microfone no widget do Google e dizendo “Que música é esta?”.

"Ok Google, qual é a música?". (Imagem: Divulgação/Google)
“Ok Google, qual é a música?”. (Imagem: Divulgação/Google)

Após exibir seus dotes musicais para o Google, o algoritmo de aprendizado de máquina irá buscar por músicas que se encaixam com maior probabilidade na melodia que você forneceu. Então, é só clicar no resultado correspondente para ter mais opções, como ouvir a música, assistir ao videoclipe ou explorar mais informações.

A música é como uma impressão digital

O Google explica que cada música é como uma impressão digital: cada uma delas tem um código único. Com auxílio de inteligência artificial, a ferramenta de busca é capaz de transformar o áudio fornecido por você em uma sequência de números que representam a melodia da música. A partir daí, fica mais fácil chegar a combinações e resultados prováveis – sem a necessidade de um background instrumental ou da letra oficial.

Atualmente, o recurso está disponível em inglês para usuários de iPhone (iOS). No Android, a função compreende mais de 20 idiomas, inclusive o português – a empresa planeja expandir a quantidade de idiomas no futuro.

Com informações: Google

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados