Apple deve lançar headset, óculos e lentes de contato para realidade aumentada

Dos produtos que a Apple pode lançar em algum momento, o headset é o único que pode já estar em teste de produção na China

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Óculos em um MacBook da Apple (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Óculos em um MacBook da Apple (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O mercado de produtos para realidade aumentada já não é mais o mesmo de 2016 ou 2017, mas aparentemente a Apple pode aparecer com um gadget voltado para este uso e isso deve acontecer já no ano que vem. O primeiro produto deve ser uma espécie de headset, enquanto outro chama mais atenção por utilizar uma lente de contato para o mesmo objetivo.

A informação sobre estes lançamentos vem do conhecido analista Ming-Chi Kuo, responsável por prever o lançamento dos MacBooks Air e Pro com processador ARM, além do Mac Mini com este tipo de silício. Kuo acredita que a lista de lançamentos para produtos de realidade aumentada e mista da Apple será dividida em três fases distintas, começando já no ano que vem.

Segundo o analista, o primeiro lançamento será uma espécie de headset a ser apresentado pela empresa da maçã em 2022. Depois, um óculos estará nas prateleiras da Apple em algum momento próximo de 2025, para no final a marca mostrar uma lente de contato com a mesma função – o último dos produtos deve aparecer ao público somente entre 2030 e 2040.

Os óculos e as lentes de contato apresentarão uma solução focada apenas em realidade aumentada, enquanto o headset também poderá entregar experiências em realidade virtual – quando a visão é completamente obstruída pela tela. Kuo também comenta que o protótipo do headset já existe e ele pesa algo entre 200 e 300 gramas, mas o produto final terá cerca de um terço disso.

Apenas por comparação, o HoloLens 2 da Microsoft é um misto de headset com óculos e tem peso de 566 gramas. Já o Google Glass 2 tem tela muito menor, com peso que desce bastante também, registrando aproximadamente 46 gramas – sem a armação.

Headset de realidade mista da Apple deve ter telas da Sony

O analista prevê até mesmo que o headset da Apple para realidade virtual e aumentada será equipado com tela Micro-LED da Sony, com alguns retoques para garantir a experiência para o usuário conseguir ver o que está atrás do display – provavelmente com ajuda de câmeras e sensores extras. Mesmo pesando tanto, Kuo acredita que este gadget continuará sendo chamado de portátil, com todos os componentes já inseridos em seu corpo – isso inclui processador, placas, bateria e interfaces de comando.

Em janeiro deste ano, o mesmo Ming-Chi Kuo acreditava que a Apple lançaria algum dispositivo para realidade aumentada “nos próximos meses”, mas não disse quando exatamente isso aconteceria – ainda não aconteceu. Em julho de 2020, algumas fontes próximas da cadeia de produção da Apple garantiram que um óculos de realidade aumentada estava transitando pela fábrica.

No momento, algumas pessoas comentaram que um protótipo de óculos para realidade aumentada havia passado para um estágio de testes mais avançado, já envolvendo a fabricação em maiores quantidades na planta da Foxconn de Chengdu, na China. Este local já é utilizado pela Apple para a produção de vários modelos de iPad.

Juntando um rumor com o outro, é possível crer que a Apple está lidando com diversos gadgets para realidade aumentada e que Kuo pode estar correto na nova previsão. Se o produto realmente já está em teste de fabricação, o lançamento certamente está próximo de acontecer. Já para o óculos, o analista acredita na ausência até mesmo de um protótipo para o início dos primeiros testes internos.

Com informações: MacRumors.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados