Fã descobre como acessar antiga PS Store via navegador

Antiga PS Store ainda está no ar, mas só pode ser acessada com ajuda de plug-in criado por usuário e não-oficial

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Antiga PS Store ainda está no ar (Imagem: Reprodução)

Antiga PS Store ainda está no ar (Imagem: Reprodução)

Aparentemente, a antiga PlayStation Store via navegadores, voltada para conteúdos de PlayStation 3, PS Vita e PSP, ainda está no ar. É o que indica uma reportagem publicada pelo Siliconera, que mostra como um usuário conseguiu criar o acesso e liberar para que outros possam fazer o mesmo – ainda que com certa cautela.

Acontece que quem conseguiu acesso foi um hacker conhecido apenas como SilicaAndPina, que é famoso na cena de modificação de consoles da Sony, como PS3 e PS4. Ele criou um plug-in para Firefox, chamado de Valkyrie PS Store, capaz de dar acesso à antiga loja de maneira totalmente funcional. O plug-in está disponível na loja do Firefox.

SilicaAndPina descobriu que a Sony não tirou a loja do ar, apenas retirou o acesso dos usuários, permitindo que todos acessem a nova versão, focada em games de PS4 e PS5.

O hacker publicou um vídeo no YouTube mostrando como o processo funciona, apenas em inglês:

Todo o acesso foi feito via Wayback Machine e Archive.org, sites especializados em acessar e preservar conteúdos antigos da Internet. De acordo com o criador do plug-in, é possível até mesmo comprar conteúdo – mas por sua conta e risco, vale lembrar.

Fim e retorno da antiga PS Store

Recentemente, a Sony cancelou seus planos de encerrar a venda de conteúdo para PS3 e PS Vita, via PlayStation Store. O anúncio foi feito via PlayStation Blog, informando que a decisão foi revertida e que os games continuarão disponíveis indefinidamente. Títulos de PSP, porém, seguem com previsão de remoção para 2 de julho.

A decisão revertida, porém, não vale para a versão da web da PlayStation Store. Sem a ajuda do plug-in acima, a loja continua fora do ar. E, mesmo assim, é possível que a Sony retira este acesso secundário em algum momento pelos próximos dias.

Com informações: Siliconera.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados