Google lança Entertainment Space para Android com vídeos, jogos e livros

Entertainment Space, do Google, dá sugestões personalizadas de filmes, jogos e livros em tablets Android

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos
Entertainment Space (imagem: divulgação/Google)

Entertainment Space (imagem: divulgação/Google)

Tablets Android não são populares como os smartphones baseados na plataforma. Mesmo assim, vez ou outra eles recebem uma atenção maior do Google. Nesta semana, por exemplo, a companhia anunciou o Entertainment Space, ferramenta que funciona como hub de entretenimento nesses dispositivos.

O próprio Google dá pistas sobre o porquê desse lançamento. A companhia destaca que, em 2020, a procura por tablets Android cresceu 30% em relação ao ano anterior. Certamente, esse aumento de demanda foi efeito da pandemia. Passando mais tempo em casa, muita gente comprou dispositivos variados, incluindo tablets, para consumir conteúdo.

A proposta do Entertainment Space é permitir que o usuário receba sugestões de vídeos, jogos e livros facilmente. Para isso, no topo do aplicativo, o usuário encontra botões para alternar entre as três categorias: Watch (Assistir), Games (Jogos) e Read (Ler).

Na categoria Watch, a ferramenta é capaz de indicar filmes ou séries em diversas plataformas, como Netflix, Disney+, Hulu, Twitch e, claro, YouTube. Não deve ser por acaso que a interface lembra a do Chromecast com Google TV.

Na área Games, o usuário encontra sugestões de títulos para jogar ou instalar em destaque e, mais abaixo, ícones para retomar jogos em andamento. A aba Read tem uma abordagem parecida, com a diferença de mudar o conteúdo para livros do Google Play Books — audiobooks também podem ser encontrados por lá.

Área de livros do Entertainment Space (imagem: divulgação/Google)

Área de livros do Entertainment Space (imagem: divulgação/Google)

O Entertainment Space é um aplicativo “menos um” (-1), ou seja, ocupa a área à esquerda da tela inicial do Android e, portanto, substitui a ferramenta Discover, padrão na plataforma.

De acordo com o Google, a novidade fará o usuário economizar tempo ao buscar conteúdo para assistir, jogar ou ler. No começo, é preciso passar por uma configuração para permitir que serviços de mídia variados se integrem à ferramenta. Essa configuração poderá ser alterada a qualquer momento.

Para tablets compartilhados entre duas ou mais pessoas, o Entertainment Space permite criação de múltiplos perfis para que cada um receba sugestões personalizadas de conteúdo.

Jogos no Entertainment Space (imagem: divulgação/Google)

Jogos no Entertainment Space (imagem: divulgação/Google)

Entertainment Space: disponibilidade

O Entertainment Space vai ser disponibilizado a partir deste mês em tablets Onn, do Walmart. Nos próximos meses, a novidade chegará a tablets da Lenovo e Sharp.

Modelos de outras marcas poderão receber a ferramenta ainda em 2021, mas isso dependerá do interesse de cada fabricante.

Com informações: Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados