iPhone tem bug que trava Wi-Fi em redes com nomes específicos

Falha deixa iPhone com Wi-Fi travado ao entrar no alcance de redes sem fio com o símbolo de porcentagem (%) no nome

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Central de Controle com a tela bloqueada (Imagem: Gabrielle Lancellotti/Tecnoblog)

Central de Controle com a tela bloqueada (Imagem: Gabrielle Lancellotti/Tecnoblog)

O pesquisador em segurança Carl Schou encontrou um bug curioso no iPhone que pode travar o Wi-Fi do celular ao entrar no alcance de redes com o símbolo de porcentagem (%) no nome. Segundo Schou, o erro pode continuar mesmo após resetar as configurações do dispositivo, impedindo o usuário de acessar a internet pelo Wi-Fi até a falha ser corrigida. Até o momento, a Apple ainda não informou uma solução.

Bug da rede Wi-Fi no iPhone já foi reportado antes

Esse bug não é novidade para Schou. O pesquisador tweetou sobre a falha pela primeira vez em 19 de junho. Na época, ele descobriu que, se conectasse um iPhone a uma rede com o nome “%p%s%s%s%s%n”, o Wi-Fi seria desabilitado. Além de perderem o acesso à internet, os usuários afetados pelo erro também não poderiam usar alguns recursos do sistema, como o AirDrop.

Segundo o 9to5Mac, o bug acontece devido ao uso do símbolo de porcentagem em certas linguagens de programação para formatar variáveis em strings de saída.

“Em C, o especificador ‘%n’ é usado para salvar o número de caracteres que foram escritos na string de formato. O subsistema do Wi-Fi provavelmente passa o nome da rede Wi-Fi (SSID) não tratado para alguma biblioteca interna que realiza a formatação da string, o que, por sua vez, causa uma gravação de memória arbitrária e sobrecarrega o buffer. Isso levará à corrupção da memória, e o vigia do iOS encerrará o processo, desabilitando o Wi-Fi para o usuário”.

9toMac.

Recentemente, Schou encontrou uma possível solução para o bug. Ele editou manualmente um backup do iPhone e removeu os nomes corrompidos da lista de redes conhecidas do iOS. Outro usuário recomendou apagar as redes Wi-Fi pelas Chaves do iCloud em um Mac. Schou disse ter contatado a Apple, mas não recebeu uma resposta até a publicação desta matéria.

Com informações: The Verge, Mashable.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados