Apple afirma que bug que restaurou fotos apagadas não envolve o iCloud

Bug no iOS 17.5 restaurou fotos apagadas. Apple garantiu que imagens não estavam sincronizadas na nuvem e causa envolve o iPhone

Felipe Freitas
Por
Logotipo da Apple
Apple se pronunciou sobre caso e aponta que problema envolveu banco de dados corrompido (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A Apple se pronunciou sobre o bug do iOS 17.5 que restaurava fotos “permanentemente” excluídas dos iPhones. Em um comunicado enviado para o site 9to5Mac, a big tech confirmou que as imagens recuperadas estavam apenas nos dispositivos dos usuários. A causa, como explica a empresa, foi uma corrupção de banco de dados no sistema de arquivos.

A Apple reforçou a informação de que essas imagens deletadas e restauradas não foram sincronizadas no iCloud, seu serviço de armazenamento em nuvem. Isso já era especulado desde os primeiros dias do bugs, pois os relatos envolviam até consumidores que não utilizavam o serviço.

Empresa de segurança descobriu causa de bug

A Synactiv, empresa de cibersegurança, usou engenharia reversa para descobrir a causa do bug. Pesquisadores da empresa compararam o código do iOS 17.5 e iOS 17.5.1. Eles descobriram que o bug vinha de uma rotina que reindexava arquivos antigos no sistema.

Quando você apaga um arquivo, ele não é deletado de verdade do seu dispositivo — seja um Mac, um PC ou Galaxy. O que o sistema faz é escondê-los e autorizar que eles sejam sobrescrito por outro arquivo.

Enquanto o arquivo não é sobrescrito, fato que realmente o elimina do dispositivo, ele aparece como espaço vazio no sistema. Por uma falha, a rotina de escanear e reindexar arquivos estava recuperando os arquivos marcados para serem sobrescritos.

Apple comenta caso no Reddit

iPad Mini 6 (2021) (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Vídeo publicado no Reddit sobre imagem recuperada após reset de fábrica é falso, diz Apple (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

A Apple comentou sobre um vídeo que surgiu no Reddit após o bug, no qual um usuário afirmava que fotos suas foram restauradas em um iPad vendido para um amigo. A big tech confirma que o reset de fábrica do iPhone e iPad elimina todos os arquivos do sistema.

Sobre o problema do vídeo, a Apple diz que o vídeo é falso — inclusive ele foi apagado. A empresa acredita que o usuário não seguiu corretamente as etapas para formatar o iPad (ou pode ser um caso de busca por likes).

Outros casos que poderiam levar uma foto apagada de um dispositivo para outro são: restauração por backup, transferência dispositivo para dispositivo ou restauração a partir do iCloud Backup — mas não do iCloud Fotos. Todos essas situações não envolvem o reset de fábrica.

Com informações: 9to5Mac, Ars Technica e BleepingComputer

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados