iPhone: Bug no iOS 17.5 ressuscita fotos antigas e já deletadas

iOS 17.5 está restaurando arquivos apagados do iPhone. Problema não parece ter relação com backup do iCloud, já que usuários que não o utilizam também relatam o bug

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 2 semanas
Ícone do iOS
iOS 17.5 está restaurando fotos que você já apagou sem você pedir (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Usuários do iPhone estão relatando que a atualização do iOS 17.5 está recuperando imagens apagadas. Segundo as pessoas que foram afetadas, seus dispositivos estão mostrando fotos que foram, pelo menos na teoria, permanentemente apagadas. O bug não parece estar ligado com o iCloud ou outro serviço de nuvem.

Os relatos surgiram no Reddit na última terça-feira (dia 14/05), quando um usuário publicou que imagens de 2021 e permanentemente apagadas reapareceram na galeria. Diversas pessoas responderam que passaram pelo mesmo problema.

O caso que mais chama a atenção é de um usuário que afirma ter transferido todas as imagens e os vídeos do iPhone para um computador e, terminado o processo, apagado esses arquivos do smartphone — incluindo a limpeza da lixeira. Após instalar o iOS 17.5, uma imagem de junho de 2023 ressurgiu no iPhone, mesmo sem usar o iCloud.

Usuário do Reddit relata que imagem apagada retornou para o iPhone mesmo limpando a lixeira do dispositivo (Imagem: Reprodução/Reddit)
Usuário do Reddit relata que imagem apagada retornou para o iPhone mesmo limpando a lixeira do dispositivo (Imagem: Reprodução/Reddit)

A Apple ainda não se pronunciou sobre o bug e nem apresentou uma solução. Ainda assim, é possível supor o que está acontecendo: quando você apaga um arquivo em seu dispositivo, na verdade você está informando ao sistema operacional que o espaço de armazenamento está livre para ser usado. Enquanto o sistema não sobrescreve esse espaço com outro arquivo, os dados daquele arquivo deletado seguem lá.

Pelos relatos, parece que alguma coisa do iOS 17.5 está removendo o aviso de espaço livre nos arquivos deletados. Assim, o sistema pode estar restaurando os arquivos sem querer.

Se você vendeu um iPhone compatível com o iOS 17.5 e realizou a restauração de fábrica do iPhone, fique tranquilo: os seus nudes não serão restaurados no iPhone vendido. A restauração de fábrica do iPhone é como a reformatação de um PC, eliminando qualquer arquivo e ligação do dispositivo com a sua conta.

iOS 17.5 com recurso para detectar stalkers

O iOS 17.5 não trouxe só esse bug como novidade. A atualização permite que os iPhones identifiquem tags rastreadoras de outras marcas. Esse recurso é resultado de uma parceria entre a Apple e o Google, que visa combater casos de stalking que utilizam rastreadores, como o AirTag e Galaxy SmartTag. Agora, os iPhones instalados com essa atualização podem reconhecer se há alguma tag do ecossistema Android nos arredores.

Com informações: MacRumors

Receba mais sobre iOS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados