Android 15: Google anuncia detecção de roubo e pasta secreta para apps
Celulares com Android 10 ou posterior terão bloqueio automático de tela em caso de roubo. Trava remota também é anunciada durante Google I/O 2024.
Celulares com Android 10 ou posterior terão bloqueio automático de tela em caso de roubo. Trava remota também é anunciada durante Google I/O 2024.
O Google anunciou mais novidades que estarão no Android 15, previsto para ser lançado no segundo semestre de 2024. Dois recursos de segurança chamam a atenção: uma ferramenta para detectar se seu celular foi roubado e uma área separada para aplicativos com dados sensíveis.
O anúncio foi feito durante o evento Google I/O 2024, que ocorre nesta semana nos Estados Unidos. Na mesma ocasião, a empresa revelou a nova geração do Gemini e diversas ferramentas de inteligência artificial generativa, uma versão do Gemini Nano no desktop e uma função para detectar ligações telefônicas fraudulentas.
Com a nova ferramenta de detecção, caso alguém pegue seu smartphone e fuja correndo, de bicicleta ou de carro, o Android entende isso como roubo e ativa o bloqueio de tela. Essa proteção também é ligada se o ladrão desativar a internet ou errar muitas tentativas de desbloquear o aparelho.
Outra novidade é a Remote Lock, ou “trava remota”, em tradução livre. Com ela, será possível bloquear um aparelho roubado informando apenas o número de telefone cadastrado e cumprindo um desafio de segurança, sem precisar fazer login com sua conta do Google.
Apesar de serem anunciadas com o Android 15, essas proteções contra roubo estarão disponíveis ainda este ano para todos os aparelhos com Android 10 ou mais recente, por meio de uma atualização do Google Play Services.
A versão mais recente do sistema terá outros recursos para proteger dados pessoais e financeiros. Um deles é o “private space”, ou “espaço privado”, em tradução livre. Ele funciona como um cofre para aplicativos selecionados, exigindo autenticação biométrica ou uma senha para abrir.
Fabricantes e desenvolvedores independentes já tinham soluções do tipo — a Pasta Segura da Samsung talvez seja o exemplo mais famoso. A diferença é que a proteção passará a ser nativa do Android.
Além da detecção de roubo e do espaço privado, o Android 15 terá outros recursos dedicados à segurança:
A proteção contra redefinição será parte do Android 15, mas as demais estarão disponíveis inicialmente apenas para aparelhos selecionados.
Nem só de segurança viverá a próxima versão do sistema operacional do Google para smartphones. A empresa anunciou mais novidades.