TIM lança app que dá internet 4G grátis em troca de publicidade

TIM Fun permite que clientes do pré-pago ganhem bônus de internet em troca de download de apps e publicidade no smartphone

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 6 meses
TIM Fun ocupa até tela de bloqueio com publicidade em troca de 4G grátis
TIM Fun ocupa até tela de bloqueio com publicidade em troca de 4G grátis (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

A TIM acaba de lançar o TIM Fun, um programa de recompensas para clientes da operadora com planos pré-pago ou TIM Beta. Os usuários podem acumular pontos ao interagir com publicidade, e as recompensas podem ser trocadas por pacotes de internet, ligações ou SMS.

O novo TIM Fun foi lançado em parceria com a empresa Play2Pay, que utiliza mídia programática para fornecer publicidade ao usuário. Trata-se de mais uma aposta da operadora para expandir a receita com publicidade: a plataforma TIM Ads já atinge mais de 15 milhões de clientes – cerca de 25% de toda a base de assinantes da empresa – que respondem pesquisas ou interagem com anúncios em troca de bônus de internet 4G.

TIM Fun tem publicidade direcionada em troca de dados

O diretor de transformação da TIM, Leonardo Siqueira, revelou ao Tecnoblog que o TIM Fun funciona com mídia programática: “O cliente tem [no aplicativo] uma espécie de Tinder, dá like e dislike. Se tem uma publicidade mal direcionada, ele descarta. Precisa fazer sentido para o usuário, não pode ser algo invasivo que você manda um único conteúdo pra todo mundo”, comenta.

Siqueira defende que o TIM Fun é uma ferramenta muito poderosa para a operadora, por conseguir engajar o cliente com um benefício tangível como o bônus de internet. O executivo afirma que os dados coletados ficam com a operadora, enquanto a Play2Pay retém informações anônimas para aperfeiçoamentos do app.

Os dados utilizados pelo TIM Fun não são descontados do pacote de internet do usuário, mas é preciso tomar cuidado: várias “missões” para ganhar moedas virtuais envolvem baixar aplicativos de terceiros na Play Store, inclusive jogos. O executivo afirma que não há como diferenciar o tráfego de dados da loja de apps, e por isso o download é tarifado de acordo com o plano do cliente.

Um detalhe do TIM Fun é que o app está disponível exclusivamente para Android, ao menos no lançamento. Siqueira afirma que as regras rígidas da App Store dificultam a criação de um app similar para o iPhone. A loja de aplicativos da maçã proíbe aplicativos que ofereçam incentivo financeiro em troca de permissão para liberar rastreamento.

O que tem no TIM Fun?

Apesar de não ser cliente TIM, consegui usar o TIM Fun por aqui: de cara o aplicativo não exige cadastros ou autenticação com a linha da operadora, mas começa a exibir anúncios desde os primeiros passos. O cliente pode escolher quais são os seus interesses, como carros, esportes, educação, games ou viagens, por exemplo.

Para garantir mais recompensas no TIM Fun, o usuário terá que usar o app com certa frequência: “A ideia é que seja um aplicativo de uso muito recorrente para o usuário e tenha um engajamento elevado”, afirma Siqueira.

Até Banco Inter tem tarefas no TIM Fun: quem baixar o app do banco e colocar o CPF recebe moedas
Até Banco Inter tem tarefas no TIM Fun: quem baixar o app do banco e colocar o CPF recebe moedas (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

Uma das formas de conquistar moedas no TIM Fun é receber ofertas na tela de bloqueio: a cada 24h, 1.000 pontos são creditados no app. É possível pausar os anúncios a qualquer momento e ignorar a publicidade exibida, mas dessa forma o usuário deixa de acumular benefícios.

Por enquanto, as publicidades do TIM Fun envolvem o download de aplicativos e executar tarefas específicas: quem baixar o app do Banco Inter e adicionar o CPF ganha 7.745 pontos, por exemplo.

A maior parte das ações disponíveis nesse primeiro momento envolvem o download de jogos: cada minuto no Coin Master rende 219 pontos no TIM Fun. Quem optar por jogar Lords Mobile pode alcançar até 93,5 mil pontos, dependendo das tarefas cumpridas – sendo que uma delas envolve uma compra com dinheiro de verdade.

Quanto valem as moedas do TIM Fun?

Com o TIM Fun, é possível resgatar até 2,5 GB de internet de graça, dependendo da pontuação trocada no aplicativo. Veja a tabela de equivalência:

Quantidade de pontosBônus de internetValidade do pacote
1.000 pontos50 MB1 dia
2.000 pontos100 MB1 dia
5.000 pontos250 MB1 dia
10.000 pontos500 MB2 dias
20.000 pontos1 GB4 dias
30.000 pontos1,5 GB6 dias
40.000 pontos2 GB8 dias
50.000 pontos2,5 GB10 dias
Tela de resgate de pontos do TIM Fun
Tela de resgate de pontos do TIM Fun (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

Além do pacote de internet, o bônus também permite o envio de SMS e ligações ilimitadas para números TIM. Como forma promocional, todos os usuários que baixarem o TIM Fun pela primeira vez terão 1 GB grátis, com validade de quatro dias.

Receba mais sobre TIM na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados