Apple planeja monitor com chip A13 para substituir Pro Display XDR

Novo monitor externo da Apple pode ter SoC dedicado e Neural Engine para maior desempenho em tarefas com aprendizado de máquina

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos
Apple Mac Pro (2019) e Pro Display XDR
Pro Display XDR (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

A Apple pode estar desenvolvendo um novo monitor externo premium para substituir o Pro Display XDR, lançado em 2019 por a partir de R$ 45 mil. De acordo com um relatório do 9To5Mac publicado nesta sexta-feira (23), a empresa estaria trabalhando em um monitor com chip A13 dedicado e com Neural Engine.

Aparentemente, a Apple já estaria testando seu novo monitor sob codinome J327. O site afirma que fontes ligadas à Apple informaram que o display teria o mesmo chip usado na linha iPhone 11 e o Neural Engine, para melhor desempenho em aprendizado de máquina.

Ainda não está muito claro como a fabricante planeja vender tais benefícios, mas o monitor com SoC dedicado pode ajudar a agregar maior poder de fogo para execução de gráficos complexos, em conjunto com o chip do Mac, ou mesmo para liberá-lo para outras funções. Outra possibilidade seria utilizar o monitor externo com o AirPlay.

Rumores sobre monitor com GPU embutida são antigos

Apesar do novo alerta, os rumores sobre o lançamento de um monitor externo com GPU embutida são antigos — circulam na mídia especializada desde 2016. A Apple anunciou o Pro Display XDR em 2019, mas ele não trouxe o recurso, então não seria uma surpresa caso a empresa desistisse de fazer isso novamente.

Do mesmo modo, caso a Apple resolva enfim lançar o monitor externo com um SoC embutido, ela pode optar por um chip mais recente do que o A13.

Vale lembrar que a empresa também planeja um novo monitor mais acessível para ser uma alternativa ao Pro Display XDR — este, porém, não teria um chip dedicado.

Com informações: 9To5Mac.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados