Design do Windows 11 não afeta desempenho do sistema, diz Microsoft

Microsoft assegura que janelas semitransparentes e outros elementos visuais não prejudicarão desempenho do Windows 11

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Menu Iniciar e barra de tarefas do Windows 11 (imagem: reprodução/Microsoft Design)

Um dos principais atrativos do Windows 11 é a sua nova e mais moderna interface. Mas os usuários mais experientes sabem que mudanças de visual, quando muito rebuscadas, podem deixar o sistema operacional pesado. Para quem se preocupa com isso, a Microsoft promete: o novo design não prejudicará o desempenho do Windows 11.

Esse tipo de preocupação é pertinente, afinal, existe um histórico que pesa contra a Microsoft. Quando o Windows 8 foi apresentado, por exemplo, as suas características visuais trouxeram mudanças expressivas em relação à interface do Windows 7, mas o preço foi a perda de desempenho em muitas máquinas.

Não por acaso, as principais orientações para otimizar a performance do Windows em computadores com hardware modesto envolvem desativar determinados elementos visuais.

Isso será necessário no Windows 11? Talvez, mas é provável que o uso de recursos gráficos nessa versão não seja muito diferente em relação ao Windows 10. Pelo menos é o que Kevin Gallo, líder de desenvolvimento de software da Microsoft, deu a entender em uma apresentação realizada nesta semana.

Fluent Design e Mica

A interface do novo sistema segue as diretrizes atuais do Fluent Design, um padrão que a Microsoft apresentou em 2017 para orientar o visual de seus softwares.

No Windows 11, a companhia integra os princípios do Fluent Design com o Mica, um elemento dinâmico que faz o fundo das janelas combinar com o tema e o papel de parede. Na prática, é o Mica que permite aos aplicativos assumirem um fundo com efeito semitransparente ou desfocado.

É possível notar os efeitos do Mica em vários aplicativos das versões preview do Windows 11, como o Microsoft Edge, o Microsoft Teams e o Explorador de Arquivos.

Na imagem abaixo, por exemplo, note que a barra superior do Explorador de Arquivos tem um efeito opaco.

Explorador de Arquivos com barra superior opaca (imagem: Windows Latest)
Explorador de Arquivos com barra superior opaca (imagem: Windows Latest)

Os resultados são interessantes, mas é impossível não se perguntar se esses efeitos causarão problemas no desempenho. Pois bem, Kevin Gallo garantiu que não:

O desempenho é realmente uma grande prioridade para nós e queremos assegurar que todas as novas funcionalidades divertidas (Mica e cantos arredondados) sejam muito rápidas e não prejudiquem o sistema operacional.

(…) Nos cantos arredondados, otimizamos o desempenho de renderização para que você não perceba nenhuma diferença [de performance] em relação aos cantos retos.

Kevin Gallo, líder de desenvolvimento de software da Microsoft

É válido ressaltar que os elementos visuais do Windows 11 ainda não estão finalizados. Obviamente, só teremos uma noção precisa do quão impactantes as mudanças visuais serão para o desempenho quando a versão final do sistema operacional for lançada.

Com informações: Windows Latest.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados