O Dilema das Redes, documentário hit da Netflix, está de graça no YouTube

Documentário de maior sucesso da Netflix pode ser exibido de forma gratuita no YouTube, mas sem legendas em português; não é a primeira vez que isso acontece

Pedro Knoth
Por
• Atualizado há 4 meses
O Dilema das Redes
Pôster de O Dilema das Redes, da Netflix (Imagem:Netflix/Divulgação)

Assinantes da Netflix provavelmente já viram ao menos o trailer do documentário O Dilema das Redes, o sucesso da produtora que liderou a lista de filmes mais assistidos no mês de estreia, em setembro de 2020. Agora, ele pode ser assistido de graça pelo canal da Netflix no YouTube. Contudo, o brasileiro que abre o filme na plataforma não vai encontrar legendas do filme da Netflix em português — e não é a primeira vez que isso acontece.

A Netflix já colocou outra de suas produções para exibição gratuita: em fevereiro de 2020, a produtora fez o upload completo do filme Os 7 de Chicago em seu canal do YouTube, que inclusive concorreu ao Oscar e ao Globo de Ouro de 2021.

Mas a exibição gratuita do filme — que marcava a data de aniversário do julgamento retratado no Os 7 de Chicago — não contava com legendas em português. E, mais de um ano depois, ao lançar O Dilema das Redes, a Netflix novamente esqueceu de legendas para os espectadores brasileiros.

O Dilema nas Redes associa redes sociais à polarização

Dirigido por Jeff Orlowski, O Dilema das Redes é dividido em uma trama fictícia, que acompanha a vida de um jovem que passa o tempo nas redes sociais, e relatos de ex-funcionários e executivos das chamadas big techs.

São entrevistados alguns dos responsáveis por ferramentas que revolucionaram empresas como Google, Facebook e Twitter.

À medida em que mais depoimentos são exibidos, o personagem da trama fictícia acaba cortando laços sociais e passa a abraçar ideias mais “extremas”. O documentário faz uma crítica ao tempo gasto navegando pelas redes sociais, relacionando-o diretamente com a polarização, presente tanto no Brasil quanto nos EUA.

Por enquanto, O Dilema das Redes tem 36 mil visualizações no YouTube. Há apenas legendas em inglês, o que contrasta com a exibição de Os 7 de Chicago no canal da Netflix, que tinha legendas em alemão, inglês, francês e italiano.

Confira o documentário na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=7mqR_e2seeM

Com informações: Mashable

Receba mais sobre Netflix na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Pedro Knoth

Pedro Knoth

Ex-autor

Pedro Knoth é jornalista e cursa pós-graduação em jornalismo investigativo pelo IDP, de Brasília. Foi autor no Tecnoblog cobrindo assuntos relacionados à legislação, empresas de tecnologia, dados e finanças entre 2021 e 2022. É usuário ávido de iPhone e Mac, e também estuda Python.

Canal Exclusivo

Relacionados