Sucesso de Final Fantasy 14 faz servidores da Square Enix ficarem lotados

Final Fantasy 14 lota um dos seus datacenters após a criação de vários personagens; jogo ganhou muita popularidade nas últimas semanas por conta de streamers

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Final Fantasy 14 está congestionado! O sucesso repentino do game fez com que um dos servidores da Square Enix ficasse lotado. Assim, novos personagens não podem ser criados por jogadores em qualquer servidor do datacenter Aether, um dos mais usados para o território da América do Norte – ao menos até segunda ordem.

O game tem vários servidores espalhados pelo mundo e os jogadores escolhem em qual vão jogar na hora de criar um personagem. O próprio jogo avisa quais deles estão mais lotados ou mais vazios. Em alguns casos há um bloqueio temporário de novos usuários, mas nunca dura muito – não é o caso de agora.

A produtor Naoki Yoshida emitiu uma nota oficial informando que o Aether ia ficar congestionado até segunda ordem. Isso deu a entender que a super-lotação do servidor vai durar mais do que o esperado, mas vale avisar que há muitos outros para serem escolhidos.

Isso não é por um acaso. É no Aether que estão alguns dos maiores streamers de Final Fantasy 14, como Asmongold, que fez uma live com mais de 150 mil espectadores há poucas semanas. Isso atraiu uma multidão de jogadores que esperam não apenas aproveitar o game mas também ter a chance de encontrar as celebridades virtuais no mundo de Eorzea.

Antes de julho, o jogo da Square Enix registrava quantidades modestas de usuários online ao mesmo tempo. Esse cenário começou a mudar em 24 de junho, quando FFXIV teve 41.200 pessoas conectadas, segundo o Steam Charts. Depois disso, o game entrou em ascensão vertiginosa, com um ganho de mais de 35% na quantidade de jogadores nos últimos 30 dias.

E os outros servidores?

Há muitos outros servidores ainda disponíveis. O datacenter Aether possui oito deles, todos lotados. Mas a América do Norte conta com mais três datacenters – Primal e Crystal. É no Primal, inclusive, dentro do servidor Behemoth, que os jogadores brasileiros costumam se reunir.

No momento, quase todos os outros estão livres e sem impedimentos para a criação de personagens, enquanto esta notícia é redigida. Resta saber se a popularidade de Final Fantasy 14 vai continuar aumentando e se a Square Enix vai contratar e instalar mais datacenters pelo mundo. Aliás, bem que podia ter um dedicado para a América do Sul, não é?

Com informações: Polygon.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados