PinePhone Pro é um celular que vem com Linux e custa US$ 399

Em vez de Android, PinePhone Pro traz distribuição Manjaro Linux como sistema operacional; celular está em pré-venda

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 4 meses
PinePhone Pro é um celular com Linux (imagem: divulgação/Pine64)
PinePhone Pro é um celular com Linux (imagem: divulgação/Pine64)

Em agosto, a Pine64 fez algum barulho ao anunciar o PineNote, uma mistura de tablet com leitor de e-books. Mas a companhia é mais conhecida por seus celulares baseados em Linux. Essa linha acaba de ganhar mais um integrante: o PinePhone Pro é um smartphone com tela de 6 polegadas e a distribuição Manjaro Linux como sistema operacional.

Embora o “Pro” no nome possa sugerir o contrário, o novo celular não é um modelo com hardware avançado. A sua ficha técnica inclui 4 GB de RAM, 128 GB de armazenamento expansíveis com microSD de até 2 TB e processador Rockchip RK3399S.

Esse é um chip de categoria intermediária. Dois núcleos Cortex-A72 de alto desempenho acompanhados de quatro núcleos Cortex-A53 para tarefas básicas compõem as suas especificações. A GPU é uma Mali T860.

De acordo com a Pine64, o RK3399S é uma variação do chip RK3399 desenvolvida em conjunto com os engenheiros da Rockchip para otimizar o controle térmico e o consumo de energia do aparelho.

Na contramão da tendência atual, o PinePhone Pro não tem uma tela com notch ou grande aproveitamento do espaço frontal. Mas isso não deve frustrar a experiência de uso. Com 6 polegadas de tamanho, o painel é do tipo IPS LCD, tem resolução de 1440×720 pixels e vem com proteção Gorilla Glass 4.

Na traseira, encontramos uma única câmera IMX258 de 13 megapixels recoberta por um vidro que também tem proteção Gorilla Glass 4. Na frente, o smartphone traz um sensor OmniVision OV5640 de 5 megapixels.

Um detalhe interessante é que a tampa traseira pode ser removida para dar acesso a chaves que ativam ou desativam recursos como câmeras, microfone e modem LTE.

PinePhone Pro (imagem: divulgação/Pine64)
PinePhone Pro (imagem: divulgação/Pine64)

Manjaro Linux

Como já ficou claro para você, o PinePhone Pro não vem com um conjunto de hardware impressionante. O que atrai os olhares para o modelo é o seu software: em vez do Android, o aparelho sai de fábrica com a distribuição Manjaro Linux como sistema operacional.

Outras distribuições podem ser instaladas no dispositivo, mas o usuário que experimentar o Manjaro encontrará um sistema operacional com o KDE Plasma Mobile, ambiente adaptado para dispositivos móveis, como o nome sugere.

Gerenciador de arquivos, navegador de internet, relógio, calendário, calculadora, terminal e vários outros aplicativos podem ser executados a partir dessa combinação.

É verdade que a própria Pine64 reconhece que, no estágio atual, distribuições Linux voltadas a dispositivos móveis ainda não podem ser consideradas alternativas completas ao Android ou ao iOS. Por outro lado, o PinePhone Pro chega com a proposta de oferecer recursos de software suficientes para quem busca uma experiência diferente com o celular.

PinePhone Pro: disponibilidade e preço

Desenvolvedores interessados no PinePhone Pro já podem comprar o aparelho em pré-venda no site da Pine64. É necessário preencher um formulário para efetivar a encomenda.

O celular tem preço oficial de US$ 399 mais despesas de envio. As entregas estão previstas para começar em dezembro.

Traseira do PinePhone Pro (imagem: divulgação/Pine64)
Traseira do PinePhone Pro (imagem: divulgação/Pine64)

PinePhone Pro — ficha técnica

  • Tela: IPS LCD de 6 polegadas, resolução HD (1440×720 pixels) e Gorilla Glass 4
  • Processador: Rockchip RK3399S (dois núcleos Cortex-A72 mais quatro núcleos Cortex-A53) com GPU Mali T860 de 500 MHz
  • RAM: 4 GB de LPDDR4 de 800 MHz
  • Armazenamento: 128 GB de eMMC expansíveis com microSD de até 2 TB
  • Câmera traseira: Sony IMX258 de 13 megapixels
  • Câmera frontal: OmniVision OV5640 de 5 megapixels
  • Bateria: 3.000 mAh
  • Conectividade: 3G, 4G, Wi-Fi 802.11ac, Bluetooth 4.1, GPS, Glonass, USB-C, conector para fones de ouvido
  • Sensores: acelerômetro, giroscópio, proximidade, bússola, luminosidade
  • Dimensões: 160,8 x 76,6 x 11,1 mm
  • Peso: 215 g

Receba mais sobre PinePhone Pro na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados