Pense Bem Tablet ressuscita marca nostálgica da Tectoy em PC com Windows 10

Pense Bem Tablet da Tectoy tem tela de 10,1 polegadas, 6 GB de RAM e Windows 10; aparelho já passou por homologação na Anatel

Giovanni Santa Rosa Everton Favretto
Por e
• Atualizado há 6 meses
O clássico Pense Bem da Tectoy, um ícone dos anos 80
O clássico Pense Bem da Tectoy, um ícone dos anos 80 (Imagem: Wikimedia Commons/Everton134)

Se você era criança entre o fim dos anos 80 e o começo dos 90, deve se lembrar do Pense Bem. Fabricado pela Tectoy, ele era anunciado como “mais que um brinquedo, quase um computador” e trazia jogos variados. A empresa brasileira vai trazer a marca de volta, mas em uma reedição bem diferente: um tablet com Windows 10. O produto, inclusive, já foi homologado na Anatel.

Na documentação enviada à agência, há fotos do produto e manual de instruções, com direito a especificações do produto. Ele tem um processador básico Intel Celeron N4120, mas vem com uma quantidade até interessante de RAM (6 GB) e de armazenamento (128 GB).

A frente do Pense Bem Tablet, com botão Windows
A frente do Pense Bem Tablet, com botão Windows (Imagem: Reprodução/Anatel)

A tela é de 10,1 polegadas e tem proporção 16:10, com resolução de 1920 x 1200 pixels. As portas também destoam das opções mais básicas dessa categoria, com duas USB-C e uma micro HDMI, além de entrada para cartão Micro SD de até 128 GB. Por outro lado, a bateria é estranhamente pequena para um tablet: só 3.500 mAh.

O manual ainda menciona uma caneta e um teclado, que podem ser comprados separadamente.

Portas na lateral do tablet da Tectoy
Portas na lateral do tablet da Tectoy (Imagem: Reprodução/Anatel)

O modelo, na verdade, foi projetado pela Chuwi, uma marca chinesa que faz tablets com Windows 10 e um preço até acessível. Desde 2016, pelo menos, eles oferecem dispositivos com especificações decentes a um valor interessante, cerca de US$ 200. Alguns modelos chegam a ter dual boot com Android e o sistema da Microsoft.

Tablet é produzido na China e projetado pela Chuwi
Tablet é produzido na China e projetado pela Chuwi (Imagem: Reprodução/Anatel)

Mesmo assim, pense bem se vale a pena comprar.

Tectoy relançou Pense Bem em 2017

Não é a primeira vez que a Tectoy tenta resgatar a nostalgia do Pense Bem em um novo produto. Em 2017, a companhia trouxe de volta o brinquedo original, com seu letreiro digital e teclado de 12 botões. Ele vinha com jogos simples, como fazer operações matemáticas, repetir uma sequência musical e decorar números.

Uma das principais brincadeiras, aliás, era um jogo de perguntas e respostas. O questionário vinha em um livro à parte; o aparelho mostrava o número da pergunta e, depois de escolher a resposta, o jogador apertava a tecla correspondente à alternativa.

Se você quer lembrar como era (ou se você é jovem e não faz ideia do que estamos falando), este site simula o Pense Bem original (mas sem o livro de perguntas e respostas, óbvio). Dá para jogar Siga o Mestre!

O manual de instruções do Pense Bem Tablet não faz nenhuma menção ao brinquedo dos anos 80. Será que ele vai trazer os joguinhos instalados ou vai ficar só na nostalgia da marca mesmo?

Ficha técnica – Pense Bem Tablet

  • Processador Intel Celeron N4120
  • GPU Intel UHD Graphics 600
  • 6 GB de RAM
  • 128 GB de armazenamento eMMC
  • Tela 10,1″, 1920 x 1200 pixels
  • Wi-Fi 802.11 ac/b/g/n
  • Bluetooth 4.2
  • Sensores: acelerômetro e magnético
  • Portas: fone de ouvido 3,5 mm; micro HDMI 1.4 (1080p); USB-C 2.0; USB 3.0; TF Card; Interface Dock
  • Câmera frontal de 2 MP
  • Câmera traseira de 5 MP
  • Dimensões: 261,8 x 167,3 x 8,8 mm
  • Bateria de 3.500 mAh e 24,5 Wh

Receba mais sobre Tectoy na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Everton Favretto

Everton Favretto

Assistente de Conteúdo

Everton Favretto é bacharel em Tecnologias Digitais pela UCS e caça homologações da Anatel para o Tecnoblog. Gosta de telefones (velhos e novos) e está sempre pronto para falar de aviões. Consegue identificar um modelo de 737 olhando para a fotografia dele e tem um Raspberry Pi Zero W na sacada só para rastrear as aeronaves por ADS-B.

Canal Exclusivo

Relacionados