Mercado Livre abre armazém para agilizar entregas de TVs, geladeiras e mais

Black Friday do Mercado Livre será impulsionada com abertura de novo centro de distribuição focado na entrega de eletrodomésticos e TVs acima de 50 polegadas

Pedro Knoth
Por
• Atualizado há 2 anos e 7 meses

De olho na Black Friday, que se aproxima cada vez mais no calendário, o Mercado Livre inaugurou nesta quarta-feira (17) seu sétimo centro de distribuição (CD) em operação no Brasil. Localizado em Franco da Rocha, no interior paulista, o armazém foca em produtos pesados, incluindo linha branca e TVs acima de 50 polegadas, e deve ajudar a agilizar entregas destes itens na região.

O Mercado Livre inaugurou o novo centro de distribuição no mês mais quente do varejo brasileiro. E a instalação já deve ter um impacto positivo nas ofertas de Black Friday da varejista, segundo um comunicado da própria empresa. O novo CD vai armazenar, entre outros itens de grande porte:

  • TVs acima de 50 polegadas
  • Máquinas de lavar
  • Geladeiras
  • Fogões
  • Fornos

Fernando Yunes, Vice-presidente Sênior do Mercado Livre no Brasil, conta que CD em Franco da Rocha deve suprir as necessidades dos clientes não só durante a Black Friday, mas também toda a demanda da segunda quinzena de novembro. O executivo afirma que vendas de eletrodomésticos e equipamentos de tecnologia aumentam nessa época, e completou:

“É um momento bastante favorável para reforçarmos nossos envios, que são os mais rápidos do Brasil, somando agora a comodidade de entrega agendada para os produtos armazenados no CAD Franco da Rocha.”

Armazém faz parte de investimentos da varejista no Brasil

A abertura da nova instalação está contemplada no pacote de R$ 10 bilhões em investimentos destinados à operação do Mercado Livre no Brasil em 2021. O foco desse valor é a melhoria na malha logística e serviços de tecnologia financeira, como o serviço realizado pela instituição de pagamentos da empresa, o Mercado Pago.

Para a varejista, esse investimento em logística se reflete no novo CD, dedicado a produtos de linha branca, que são mais difíceis de transportar. Esse tipo de aparelho requer uma operação mais específica, mas que eleva a operação do Mercado Livre a um “patamar que ainda não havíamos visitado”, segundo Yunes. Ele acrescenta que a satisfação do cliente com a empresa atingiu um nível “histórico”.

O novo centro de distribuição está entre os maiores do Mercado Livre, com 800 mil metros quadrados e uma capacidade de inventário de 200 mil produtos. A varejista ainda avisa que um oitavo CD deve ser inaugurado em 2022, em Belo Horizonte (MG).

Amazon inaugurou CD no Nordeste

Recentemente, outra varejista que inaugurou um CD próprio foi a Amazon. A instalação, que fica no Ceará, deve atender clientes do Nordeste e é estratégica para a empresa norte-americana competir com concorrentes locais, como Americanas e Magazine Luiza.

O CD aberto no final de outubro é o terceiro da Amazon no Nordeste, e deve ajudar a empresa a aumentar vendas durante o final de ano. A empresa também anunciou recentemente que vai abrir seu primeiro armazém no Rio de Janeiro, criando mil vagas de emprego no processo.

Relacionados

Autor(a)

Pedro Knoth

Pedro Knoth

Ex-autor

Pedro Knoth é jornalista e cursa pós-graduação em jornalismo investigativo pelo IDP, de Brasília. Foi autor no Tecnoblog cobrindo assuntos relacionados à legislação, empresas de tecnologia, dados e finanças entre 2021 e 2022. É usuário ávido de iPhone e Mac, e também estuda Python.