Início / Notícias / Jogos /

Twitch pode ganhar novo concorrente em streaming de jogos: o TikTok

TikTok pode entrar na briga e se tornar uma plataforma de transmissão de jogos, similar ao que já existe no Twitch ou Facebook Gaming

Felipe Vinha

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O TikTok lançou uma nova ferramenta que deve chacoalhar o mercado de streaming de jogos, o TikTok Live Studio. O software está disponível em alguns mercados – Brasil de fora, por enquanto – e permite transmitir lives pelo computador a seus seguidores, seja com uma webcam ou, por exemplo, com um console de videogame. A informação vem do TechCrunch, que teve acesso ao programa e conduziu alguns testes.

TikTok pode virar plataforma de transmissão de jogos (Imagem: Reprodução/Miguel Lozada)

O site informa ainda que o software é bem básico, pois está em fase de testes – e por isso mesmo não foi liberado para o mundo. O link de download é esse aqui, mas no Brasil ele só te leva à página normal e inicial do TikTok, sem qualquer programa disponível.

Nos testes do TechCrunch foi informado que, por exemplo, ainda não é possível colocar mais de uma fonte de conteúdo – um videogame com um navegador de Internet no PC, por exemplo. Ainda não é nem mesmo possível configurar alertas, como avisar quando você tem um novo seguidor ou recebeu alguma doação, como normalmente acontece em plataformas como Twitch e YouTube.

Há ferramentas interessantes, porém, como a possibilidade de configurar vídeos na vertical ou horizontal. Dá para interagir com emojis entre seus seguidores e espectadores, além de capturar câmera do celular ou webcam.

De resto, o software parece bastante com outras opções que já existem no mercado para transmissão de jogos, como o OBS. A diferença, claro, é ele ser exclusivo do TikTok e não permitir conexão ou replicação de conteúdo em outras plataformas, como Twitch, YouTube, Facebook e mais. A ideia é reforçar mesmo o aplicativo de vídeos.

Ainda é um teste

Vale reforçar que ainda é um teste e não há previsão para que o programa seja expandido e lançado em outros países. Se não se sair bem ele pode até mesmo ser descontinuado e não ser lançado mais como previsto, ou mudar completamente seu formato.

Enquanto isso o TikTok já permite fazer lives, mas com foco direto no aplicativo de celular e usando a câmera do dispositivo. Algumas plataformas terceiras também permitem conectar sua transmissão de games diretamente no TikTok, mas depende da disponibilidade de cada uma.

Com informações: TC.