Twitch anuncia demissão de 35% dos seus funcionários

Plataforma de streaming da Amazon sofrerá mais uma baixa; dessa vez, demissão de 500 empregados não acontece por causa da empresa-mãe

Felipe Freitas
Por
Twitch (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Twitch pode demitir mais 500 funcionários, 35% do seu quadro, nesta quarta-feira (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Twitch confirmou nesta quarta-feira (10) a demissão de 35% dos seus funcionários, um total de 500 pessoas. A informação foi especulada horas atrás pela Bloomberg, que afirmava que o anunciou seria feito ainda hoje. Desde as ondas de demissão em massa das big tech, a Twitch já perdeu mais de 400 empregados.

Em março de 2023, a Twitch mandou embora 400 funcionários. Essas demissões faziam parte do corte de 9.000 empregados da Amazon, a segunda rodada de layoff da empresa entre 2022 e o ano passado. Já em novembro, a Amazon encerrou o seu canal Crown na Twitch e mandou para a rua mais 180 empregados — uma parte deles ligados diretamente à plataforma.

Twitch segue dando prejuízo na Amazon

Aplicativo da Twitch (Imagem: Caspar Camille Rubin/Unsplash)
Apesar do crescimento dos últimos anos, Twitch segue dando prejuízo (Imagem: Caspar Camille Rubin/Unsplash)

Mesmo que a Twitch seja uma plataforma muito popular e praticamente sinônimo de transmissão de jogos, ela ainda dá prejuízos para a Amazon, que a comprou há 10 anos. No comunicado em que anuncia as demissões, Dan Clancy justificou que a decisão foi tomada porque o “quadro de funcionários é maior do que o tamanho do negócio da Twitch”. Tradução: a quantidade de empregados não reflete o lucro da plataforma e por isso devem cortar gastos.

Por mais que a Twitch esteja focando em gerar receita com anúncios, os custos de operação seguem altos. Afinal, ao contrário do que nossos pais e avós acham, a internet não é um lugar mágico em que tudo está disponível a toda hora e basta entrar num site ou serviço e pronto. Quanto mais usuários (espectadores e criadores de conteúdo), maior é o investimento da Twitch em infraestrutura.

Inclusive, os elevados custos de operação foram a razão pela qual a plataforma abandonou o mercado da Coreia do Sul, um dos principais mercados de e-sports do mundo. Segundo Dan Clancy, CEO da Twitch, os custos no país eram dez vezes maiores do que em outros locais. Ao contrário dos outros casos de demissão de massa envolvendo a Amazon e a Twitch, este parece ser uma decisão da plataforma (mas com uma pressão da matriz para dar um jeito de reduzir gastos).

Ainda no comunicado, Clancy explica que a decisão visa manter a longevidade da Twitch. O CEO destaca também que o novo quadro de funcionários reflete as expectativas de crescimento da plataforma para os 3 anos ou mais, seguindo previsões conservadores do mercado tech.

Com informações: Reuters, TechCrunch e Bloomberg

Receba mais sobre Twitch na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados