Início / Notícias / Aplicativos e Software /

Bug do Microsoft Teams impede chamadas de emergência no Android; atualize já

Google alerta para que usuários de Android com o Teams instalado atualizem imediatamente o aplicativo para evitar problemas

Por

No início de dezembro, um bug do Microsoft Teams ganhou repercussão por impedir chamadas de emergência no Android. O problema foi descoberto depois que um usuário contou no Reddit sua terrível experiência ao tentar realizar uma ligação para o serviço de emergência nos Estados Unidos. Agora, uma publicação do Google em sua página de suporte confirma que a falha pode acontecer independentemente da região, e pede que os usuários atualizem o aplicativo.

Microsoft Teams (Imagem: Mika Baumeister/Unsplash)
Microsoft Teams (Imagem: Mika Baumeister/Unsplash)

Interação entre Teams e Android causou falha

Como contou o editor técnico do Esper, Mishaal Rahman, um proprietário de um Google Pixel passou por maus bocados ao tentar conseguir ajuda médica para sua avó, que mostrava sinais de derrame.

Na ocasião, o telefone não completou uma chamada para o 911 e acabou travando, impedindo uma nova discagem. O caso não teve um desfecho pior porque o usuário conseguiu chegar a um telefone fixo para realizar a chamada.

Segundo o Google, uma “interação não intencional” entre seu sistema operacional e o aplicativo Microsoft Teams foi o motivo da falha que impedia as ligações emergenciais.

Google pede que usuários atualizem Microsoft Teams

O Google começou a enviar e-mails para usuários no exterior pedindo para que se antecipassem às mudanças que chegarão em janeiro, com uma nova atualização do Android. A empresa pede que as pessoas que têm o Microsoft Teams instalado façam o update do app.

“Talvez você tenha uma versão do app Microsoft Teams que impede a realização de chamadas de emergência (por exemplo, 190, 911, 999, 112, dependendo da sua região) quando sua conta não está conectada ao app. Esse problema é causado por uma interação não intencional entre o app Microsoft Teams e o sistema operacional Android.

Importante: se você já usa o Microsoft Teams versão 1416/1.0.0.2021194504 ou mais recente, seu dispositivo não é afetado por esse problema.”

A companhia diz que quem tem o Android 8 ou superior pode ser afetado pelo problema. Para atualizar o app, basta abrir a loja de aplicativos do Google no smartphone, buscar pelo Microsoft Teams e tocar em “Atualizar”.

Com informações: Android Police