Intel NUC 11 Essential é um mini-PC com Windows 11 e chip Jasper Lake

Mini-PCs não são muito populares no Brasil, mas são práticos; Intel NUC 11 Essential surge como opção de baixo custo

Emerson Alecrim
Por
Intel NUC 11 Essential
Intel NUC 11 Essential

Os mini-PCs da Intel para o público gamer chamam a atenção, mas a companhia também tem modelos mais básicos, voltados a aplicações cotidianas. Estamos falando da nova linha Intel NUC 11 Essential, que conta com os processadores Jasper Lake, de baixo consumo, e o Windows 11 como sistema operacional, embora também possa trabalhar com o Windows 10 e o Linux.

Se você não conhece os computadores NUC, não se preocupe: esses dispositivos são pouco conhecidos no Brasil. É uma pena, pois eles são bastante práticos. Por terem tamanho compacto, os NUCs podem ser transportados com facilidade e ocupam pouco espaço na mesa, só para citar algumas de suas vantagens.

O Intel NUC 11 Essential é um mini-PC com apenas 135 x 115 x 36 mm. Nas dimensões, o modelo lembra um Mac Mini. Mas não pense que o tamanho diminuto se traduz em pouca conectividade. Por padrão, o equipamento traz:

  • quatro portas USB 3.2 tipo A (convencional)
  • duas portas USB 2.0 tipo A
  • uma porta HDMI 2.0b
  • uma porta DisplayPort 1.4
  • uma porta Gigabit Ethernet
  • uma saída para áudio (3,5 mm)
  • uma conexão para microfone (3,5 mm)

WiFi 5 e Bluetooth 5.0 também fazem parte das especificações. Faltou apenas uma porta USB-C.

Mas o que mais nos interessa são as caraterísticas internas. Pois bem, o NUC 11 Essential pode ter até 32 GB de RAM (DDR4-2933), traz conexão M.2 2280 para SSD e vem, opcionalmente, com armazenamento de 64 GB no padrão eMMC.

Celeron e Pentium como opções de processador

Quanto ao processador, há três opções. Todas fazem parte da família Jasper Lake. Lançados oficialmente pela Intel no primeiro trimestre de 2021, esses chips têm tecnologia de 10 nanômetros, GPU integrada UHD Graphics e baixo consumo de energia (15 W). São elas:

  • Celeron N4505 (dois núcleos, até 2,9 GHz)
  • Celeron N5105 (quatro núcleos, até 2,9 GHz)
  • Pentium Silver N6005 (quatro núcleos, até 3,3 GHz)

Você sabe, Celeron e Pentium são processadores de entrada. Ao menos os chips Jasper Lake são, nas palavras da Intel, até 33% mais rápidos que as unidades da geração anterior (Gemini Lake).

Dos três modelos listados, o Pentium Silver N6005 é o melhor. Esse chip suporta até 32 GB de RAM e tem uma GPU com 32 unidades de execução. O Celeron N4505 e o N5105 suportam até 16 de GB RAM, além de 16 e 24 unidades de execução nos gráficos, respectivamente.

Intel NUC 11 Essential: disponibilidade e preços

Ainda não há informação sobre quando a nova linha Intel NUC 11 Essential será lançada, mas isso deve acontecer em breve nos Estados Unidos. Por lá, o preço inicial deve girar em torno de US$ 200.

Como já informado, o mini-PC vai ser comercializado com o Windows 11 como sistema operacional padrão, mas o equipamento também pode rodar o Windows 10 e distribuições Linux.

Previsão de lançamento oficial no Brasil? Nenhuma.

Com informações: Tom’s Hardware.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados