Windows 11 vai colocar Auto HDR e VRR em jogos antigos de PC

Em breve, jogos antigos (mas não tão velhos) de PC vão se beneficiar dos recursos de Auto HDR e taxa de atualização variável, mesmo em modo janela

Murilo Tunholi
Por
Tomb Raider rodando no Windows 11 (Imagem: Divulgação/Square Enix)

O Windows 11 vai receber mais recursos para melhorar a qualidade gráfica e o desempenho dos jogos de PC, em breve. Nas próximas atualizações do sistema, a Microsoft não só irá incluir uma ferramenta de calibração de HDR — que já existe nos Xbox Series X|S —, como também vai habilitar Auto HDR e taxa de atualização variável em games antigos que rodam em modo janela.

Com o futuro aplicativo de calibração de HDR, será possível “aprimorar a precisão e consistência das cores em monitores HDR”. Segundo a Microsoft, os usuários terão três padrões para ajustar as imagens dos jogos. Ainda não há data para o recurso ser liberado, mas participantes do programa Windows Insider poderão acessar o app de forma antecipada em builds de teste.

Além de incluir o novo aplicativo de calibração de HDR, a Microsoft vai permitir o uso dos recursos de Auto HDR e taxa de atualização variável em jogos antigos que rodam em modo janela. Em outras palavras, alguns games vão se beneficiar com imagens mais coloridas, mesmo sem estarem em “tela cheia”.

Por meio da taxa de atualização variável, esses mesmos jogos antigos serão capazes de mostrar ainda mais quadros por segundo em monitores compatíveis. A Microsoft também garante que o recurso “melhora a latência nos comandos de forma significativa”.

Otimizações chegam a jogos antigos, mas não tão velhos

Apesar de mencionar “jogos antigos”, a Microsoft só vai liberar o Auto HDR e a taxa de atualização variável no modo janela em games com suporte a DirectX 10 e 11. Ou seja, games realmente velhos — lançados antes de 2005 — ficam de fora da novidade. Os títulos com suporte a DirectX 12 têm os recursos habilitados nativamente.

Vale mencionar que todas essas novas ferramentas serão opcionais, já que tendem a causar bugs em certos jogos. Os usuários também vão conseguir selecionar games específicos para serem otimizados, evitando possíveis problemas.

Assim como o aplicativo de calibração de HDR, ainda não há data para as otimizações em jogos chegarem ao público final. A partir desta semana, na build 22557, os Windows Insiders podem testar somente o Auto HDR e a taxa de atualização variável no modo janela.

Com informações: Microsoft, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados