Nubank segue Mercado Pago e exige biometria no app por padrão

Proteção com senha ou biometria será habilitada automaticamente no app do Nubank; mudança visa impedir acesso indevido ao aplicativo

Bruno Gall De Blasi
Por
Rendimento da conta sofreu mudanças (Imagem: Divulgação/Nubank)

Nubank está incrementando a segurança do seu aplicativo. Nesta terça-feira (22), a fintech anunciou que vai exigir a senha ou biometria por padrão ao abrir o app para impedir que outras pessoas acessem a conta sem a permissão do usuário. A medida é similar à atualização aplicada pelo Mercado Pago em sua plataforma no ano passado.

A mudança ativa a Proteção de Acesso ao App automaticamente. Sendo assim, sempre que o aplicativo for executado, o Nubank vai solicitar que o usuário coloque a senha do celular ou use a biometria, como o reconhecimento facial ou o leitor de digitais. O acesso à conta será liberado após a confirmação das credenciais.

A medida visa garantir mais segurança aos usuários da plataforma. Além disso, a instituição financeira utiliza a senha do celular em vez da credencial do aplicativo (8 dígitos) ou do cartão (4 dígitos) para aumentar a proteção justamente por serem senhas diferentes. Mas, caso não tenha nenhum método de bloqueio ativo no smartphone, o usuário precisará inserir a sua senha de 8 dígitos do app.

“A ferramenta impede que outras pessoas acessem o seu aplicativo do Nubank caso estejam com o seu celular desbloqueado em mãos”, anunciaram. “Isso porque, para abrir o app, alguém precisaria também saber a senha que você usa para desbloquear o seu aparelho.”

Nubank pede senha ou biometria para liberar acesso às informações do app (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Nubank pede senha ou biometria para liberar acesso às informações do app (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

O Mercado Pago também utiliza o recurso para aprimorar a segurança ao acessar o app para Android e iPhone (iOS). Segundo uma página de suporte da plataforma, o método de desbloqueio de tela do celular também serve para proteger os aplicativos do Mercado Livre e Mercado Pago. “Ou seja, também vamos solicitá-lo quando você abrir o app ou movimentar dinheiro”, afirmaram.

Como configurar a proteção de acesso ao app do Nubank

A configuração também pode ser desabilitada ou habilitada manualmente tanto em celulares Android ou no iPhone (iOS). Saiba como a seguir:

  1. Abra o aplicativo no seu celular;
  2. Toque no ícone de perfil, no canto superior esquerdo do aplicativo;
  3. Acesse a opção “Segurança”;
  4. Ative ou desative a função “Acesso ao app”.

Após a ativação, o aplicativo vai pedir a senha do celular ou a biometria toda vez que for executado. Caso contrário, não será mais necessário usar as credenciais para desbloquear o aplicativo. Todavia, é importante lembrar que todo cuidado é pouco. Portanto, vale a pena habilitar a função para manter o acesso às informações sobre a conta, investimentos, cartão de crédito e afins mais seguro.

Com informações: Nubank (Blog)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados