Site de pirataria passa a promover Netflix e Prime Video para seguir no ar

Site de streaming pirata PrimeWire está fazendo mudanças para driblar liminar da Justiça e evitar o encerramento de todos os domínios para sempre

Murilo Tunholi
Por
Netflix, Amazon Prime Video, Disney+, Apple TV+ e Globoplay em TV da Samsung (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Um site de pirataria de filmes está fazendo de tudo para não ser desligado pela Justiça dos EUA. Na tentativa de escapar do processo judicial movido por Netflix, Disney e outros estúdios de cinema de Hollywood, o portal PrimeWire passou a filtrar os conteúdos publicados e promover serviços legalizados em sua própria plataforma, oferecendo links oficiais de serviços de streaming.

Em atividade há mais de oito anos, o PrimeWire não oferece os downloads ilegais diretamente. Em vez disso, o site funciona como um banco de dados, cujos links levam a portais que distribuem filmes piratas. É como se fosse um grande fórum onde é feita a divulgação dos arquivos.

PrimeWire está driblando liminar da Justiça

Em janeiro de 2022, nos EUA, a Motion Picture Association (MPA) — representante da Disney, Paramount, Universal, Warner, Columbia e Netflix — moveu um processo judicial, exigindo o desligamento de todos os domínios do site de pirataria. Além disso, a associação demandou que o portal fosse impedido retomar as atividades em outros endereços.

A Justiça dos EUA aceitou o pedido da MPA e concedeu uma liminar decretando o fim das atividades do PrimeWire, por violação de direitos autorais e competição desleal. Entretanto, o site de pirataria desobedeceu à ordem judicial ao transferir seus dados para outros domínios.

Não satisfeito, o site ainda driblou a liminar da Justiça com algumas mudanças temporárias em suas atividades. Para não ser desligado por completo, o portal removeu todos os links para filmes e programas de TV pirateados.

Agora, em mais uma tentativa de escapar do processo judicial, o PrimeWire começou a não só filtrar uploads, como também promover plataformas legalizadas, como a Netflix e o Prime Video. O site ainda confirmou que vai continuar oferecendo serviços que permitem registrar episódios de séries e filmes assistidos, assim como avaliar as produções com notas.

Ao buscar por The Walking Dead, por exemplo, o site mostra a sinopse da série e oferece os links diretos para Netflix, AppleTV, Prime Video, Google Play e outras plataformas oficias de streaming e venda de filmes.

Destino do PrimeWire é incerto

Apesar das mudanças, o destino do PrimeWire ainda é incerto. Não dá para saber se a Justiça dos EUA vai aceitar as ações e derrubar a liminar. Afinal, o site está em atividade há mais de oito anos. Há ainda outro problema: os representantes do portal não compareceram às audiências para se defenderem.

Do jeito que a história está se desenrolando, é provável que as grandes produtoras de Hollywood fiquem com a vitória de qualquer forma.

Com informações: Torrent Freak.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados