BC libera repescagem para saque de valores a receber dos nascidos após 1983

Pessoas ou empresas com menos de 39 anos de idade que perderam o prazo inicial podem agendar o resgate de dinheiro esquecido em bancos na repescagem

Pedro Knoth
Por
Como saber quanta energia um dispositivo consome (Imagem: Rodrigo Dia Tome/ Flickr)

Neste sábado (26), o Banco Central abre a repescagem para pessoas nascidas após 1983 (ou empresas criadas após esse ano) resgatarem o dinheiro retido em bancos ou instituições financeiras. Seguindo seu cronograma, o BC aponta que esta data é para quem não conseguiu agendar o saque no Sistema de Valores a Receber (SVR) entre os dias 21 e 25 de março.

A consulta do Sistema de Valores a Receber (SVR) está disponível para qualquer usuário desde o dia 14 de fevereiro, por meio do site valoresareceber.bcb.gov.br.

No portal do Banco Central, quem já fez a consulta e conseguiu agendar o resgate do dinheiro pode recebê-lo por meio de Pix — o depósito é feito mais rapidamente — ou por transferência DOC e TED — que pode demorar até 12 dias.

Já na segunda-feira (21), o BC liberou o agendamento de saque do dinheiro esquecido para empresas ou pessoas com menos de 39 anos de idade, com prazo para até sexta-feira (25). O horário da repescagem deste sábado pode ser conferido no site do SVR no BC, mediante o preenchimento de CNPJ ou CPF.

Depois do preenchimento de dados, o BC pede que o cidadão verifique a data e horário certos para agendar o saque. Para continuar com o agendamento, o usuário deve:

  1. Fazer o login na conta Gov.br;
  2. Ler e aceitar o termo de responsabilidade;
  3. Escolher a quantia, o banco de origem e o motivo do resgate;
  4. Selecione a opção “Solicitar por aqui” ou ainda “Solicitar via instituição” para receber o dinheiro informando a chave do Pix

Vale lembrar que a partir do dia 28 deste mês, qualquer pessoa física ou jurídica poderá agendar o resgate do valor no sistema do BC, independentemente da idade ou ano de fundação da empresa.

Resgate só vale com conta Gov.br no nível prata ou ouro

Para saber quanto dinheiro está disponível no SVR, o usuário precisa ter uma conta Gov.br no nível prata ou ouro. O Tecnoblog possui um tutorial com formas de como é possível subir no ranking interno da plataforma do governo federal.

O nível prata ou ouro do Gov.br é exigido pelo BC por questões de segurança. O ranking está ligado a formas de como o usuário pode validar sua identidade ao acessar serviços da plataforma do governo. O objetivo da medida é prevenir golpes, como o resgate indevido de valores no SVR.

Se você não conseguir receber o dinheiro neste sábado, não se preocupe: o BC ressalta que o dinheiro ficará guardado pelo tempo necessário até que a pessoa solicite o saque. A entidade prevê o resgate no valor de R$ 3,8 bilhões esquecidos em bancos nesta primeira etapa do cronograma, e de mais R$ 4,1 bilhões posteriormente.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Pedro Knoth

Pedro Knoth

Ex-autor

Pedro Knoth é jornalista e cursa pós-graduação em jornalismo investigativo pelo IDP, de Brasília. Foi autor no Tecnoblog cobrindo assuntos relacionados à legislação, empresas de tecnologia, dados e finanças entre 2021 e 2022. É usuário ávido de iPhone e Mac, e também estuda Python.

Relacionados