Como ver se tenho valores a receber ou esquecido em bancos [SVR]

Saiba como utilizar o sistema Valores a Receber para descobrir se alguma instituição financeira detém algum valor em seu nome

Janaína Dantas André Leonardo
Por e
• Atualizado há 1 ano
Parte dos brasileiros ainda prefere usar dinheiro físico (Imagem: Joelfotos/Pixabay)
Saiba se você tem valores a receber de algum banco (Imagem: Joelfotos/Pixabay)

Se você já encerrou uma conta em banco, existe a possibilidade de ter dinheiro de volta no seu bolso. Para ajudar nesta questão, o Banco Central criou o Sistema Valores a Receber. Confira como utilizá-lo e descubra se tem dinheiro para receber.

As consultas ao site Valores a Receber estão temporariamente suspensas. Segundo o Banco Central, o serviço está passando por melhorias.

Tempo necessário: 2 minutos

Ao consultar o serviço é importante se programar e ficar atento às datas e horários informados para o saque. Vamos ao passo a passo:

  1. Acesse o site Valores a Receber

    No seu navegador, abra o site valoresareceber.bcb.gov.br/publico/

  2. Faça sua consulta

    Informe se a pesquisa será feita por CPF ou CNPJ e insira os dados solicitados; em seguida, clique em “Consultar”;Como consultar valores a receber do Banco Central

  3. Guarde as informações sobre o período de saque

    Se tiver valores a receber, aparecerá na tela o dia e o horário em que você deve voltar ao site para confirmar o saldo e solicitar o resgate — guarde bem essas informações para não perder o dia. Caso não tenha nenhum valor a receber, o Banco Central também te dará uma nova data para saber se há algum dinheiro a ser recebido naquele novo período.Informação do Banco Central sobre os valores a receber de outras instituições

  4. Acesse o Sistema Valores a Receber na data solicitada

    Na data informada pelo sistema, acesse novamente o site Valores a Receber. Para esse segundo momento, você precisa ser cadastrado no portal Gov.br e ter uma conta nível Prata ou Ouro —  você pode confirmar qual o seu caso em Selos de confiabilidade e no aplicativo (disponível para Android e iOS).

  5. Solicite a transferência

    Confirme o valor e solicite a transferência. O valor será depositado em uma conta registrada. Caso não tenha nenhuma, você poderá informar na hora.

Como receber o dinheiro do Valores a Receber?

A maneira mais simples e direta de receber o dinheiro é pelo Pix. Basta informar sua chave para depósito. Caso não tenha uma chave, será necessário entrar em contato com a instituição financeira responsável pelo valor e definir outro método de recebimento.

Como aumentar os níveis da conta Gov.br?

Existem diversas formas de ir para o nível Prata ou Ouro: validação facial pelo aplicativo com base nas fotos registradas na Justiça Eleitoral e Denatran; validação dos seus dados via Internet Banking; ou validação e autenticação do cadastro via certificado digital. A maneira mais fácil é acessar o aplicativo e já na página inicial clicar em “Aumentar nível” na parte superior da tela. O próprio sistema te indicará uma forma de validação de acordo com o seu perfil.

Com informações: Banco Central

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre gov.br na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Janaína Dantas

Janaína Dantas

Ex-analista de conteúdo

Janaína Dantas é jornalista formada pela Fapcom e fala sobre tecnologia desde 2019. Escreveu no Startupi e cobriu eventos sobre startups, inovação e empreendedorismo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2021 e 2023. Já atuou na área de comunicação de uma ONG e hoje faz trabalhos voluntários para democratizar o acesso à informação.

André Leonardo

André Leonardo

Ex-analista de conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2020 e 2023. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Canal Exclusivo

Relacionados