BC permite sacar valores a receber de bancos a partir desta segunda (7)

Cidadãos brasileiros já podem resgatar os valores a receber no site do Banco Central; veja calendário e como agendar o saque

Murilo Tunholi
Por
Notas de real (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O Banco Central enfim começou a liberar as quantias retidas em bancos e outras instituições financeiras. Os brasileiros com valores a receber podem resgatar o dinheiro a partir desta segunda-feira (7), com base no calendário divulgado pela autoridade monetária. Todo o processo deve ser realizado por meio de um site exclusivo. Veja mais informações e saiba como agendar o saque nas linhas abaixo.

No site do Valores a Receber, os cidadãos que nasceram até 1968 já conseguem agendar o resgate do dinheiro. O saque é realizado por Pix — método mais rápido — ou por transferência DOC ou TED — podendo demorar até 12 dias úteis neste caso.

Vale lembrar que é preciso ter cadastrado na plataforma Gov.br no nível Prata ou Ouro para sacar o dinheiro. Se você ainda não configurou o seu perfil, nós ensinamos em um tutorial detalhado como ter uma conta Gov.br no nível Prata ou Ouro.

Além disso, o saque só é liberado para quem fez a consulta prévia dos valores a receber — disponível desde 13 de fevereiro. Quem ainda não verificou a quantia no site tem até o dia 11 de março para fazer isso. Haverá também uma última repescagem no dia 12 de março, das 4h às 23h59 (horário de Brasília).

É importante avisar que a pessoa que perder o prazo e a repescagem só poderá pedir o resgate da quantia novamente a partir de 28 de março. Após essa data, qualquer indivíduo poderá solicitar o saque, independente da data de nascimento ou de criação da empresa.

Como agendar o saque do Valores a Receber

O saque dos valores a receber funciona da seguinte forma: a partir desta segunda-feira (7), os brasileiros escolhem a quantia a ser transferida, o banco de origem e o motivo do resgate. Em seguida, a transferência deve ser agendada para um dos dias disponíveis.

Para agendar o saque basta fazer o seguinte:

  1. Acesse o site do Valores a Receber na data informada durante a primeira consulta;
  2. Faça o login na conta Gov.br;
  3. Leia e aceite o termo de responsabilidade;
  4. Escolha a quantia, o banco de origem e o motivo do resgate;
  5. Selecione a opção “Solicitar por aqui” para receber a quatia via Pix ou “Solicitar via instituicão” para transferir o dinheiro por DOC ou TED.

Calendário de saque do Valores a Receber

No calendário do Governo Federal, o agendamento do saque pode ser realizado nas seguintes datas:

  • Cidadãos que nasceram antes de 1968: entre 7 e 11 de março;
  • Cidadãos que nasceram entre 1968 e 1983: entre 14 e 18 de março;
  • Cidadãos que nasceram depois de 1983: entre 21 e 25 de março.

Quem não efetuar o resgate agora, não precisa se desesperar. Segundo o Banco Central, o dinheiro ficará guardado pelo tempo necessário, até a pessoa solicitar o saque. O BC espera liberar R$ 3,9 bilhões por agora. Em maio, irá acontecer uma nova rodada disponível, com mais R$ 4,1 bilhões disponíveis.

Com informações: Folha de S. Paulo, Agência Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados