BC permite sacar valores a receber de bancos a partir desta segunda (7)
Cidadãos brasileiros já podem resgatar os valores a receber no site do Banco Central; veja calendário e como agendar o saque
Cidadãos brasileiros já podem resgatar os valores a receber no site do Banco Central; veja calendário e como agendar o saque
O Banco Central enfim começou a liberar as quantias retidas em bancos e outras instituições financeiras. Os brasileiros com valores a receber podem resgatar o dinheiro a partir desta segunda-feira (7), com base no calendário divulgado pela autoridade monetária. Todo o processo deve ser realizado por meio de um site exclusivo. Veja mais informações e saiba como agendar o saque nas linhas abaixo.
No site do Valores a Receber, os cidadãos que nasceram até 1968 já conseguem agendar o resgate do dinheiro. O saque é realizado por Pix — método mais rápido — ou por transferência DOC ou TED — podendo demorar até 12 dias úteis neste caso.
Vale lembrar que é preciso ter cadastrado na plataforma Gov.br no nível Prata ou Ouro para sacar o dinheiro. Se você ainda não configurou o seu perfil, nós ensinamos em um tutorial detalhado como ter uma conta Gov.br no nível Prata ou Ouro.
Além disso, o saque só é liberado para quem fez a consulta prévia dos valores a receber — disponível desde 13 de fevereiro. Quem ainda não verificou a quantia no site tem até o dia 11 de março para fazer isso. Haverá também uma última repescagem no dia 12 de março, das 4h às 23h59 (horário de Brasília).
É importante avisar que a pessoa que perder o prazo e a repescagem só poderá pedir o resgate da quantia novamente a partir de 28 de março. Após essa data, qualquer indivíduo poderá solicitar o saque, independente da data de nascimento ou de criação da empresa.
O saque dos valores a receber funciona da seguinte forma: a partir desta segunda-feira (7), os brasileiros escolhem a quantia a ser transferida, o banco de origem e o motivo do resgate. Em seguida, a transferência deve ser agendada para um dos dias disponíveis.
Para agendar o saque basta fazer o seguinte:
No calendário do Governo Federal, o agendamento do saque pode ser realizado nas seguintes datas:
Quem não efetuar o resgate agora, não precisa se desesperar. Segundo o Banco Central, o dinheiro ficará guardado pelo tempo necessário, até a pessoa solicitar o saque. O BC espera liberar R$ 3,9 bilhões por agora. Em maio, irá acontecer uma nova rodada disponível, com mais R$ 4,1 bilhões disponíveis.
Com informações: Folha de S. Paulo, Agência Brasil.