Banco Central libera consulta de valores a receber de instituições financeiras

Novo site do Banco Central permite ao usuário consultar se ele ou sua empresa têm dinheiro esquecido em bancos; nova página assume uma das funções do Registrato

Pedro Knoth
Por
Como saber quanta energia um dispositivo consome (Imagem: Rodrigo Dia Tome/ Flickr)

O Banco Central abriu seu site exclusivo para mostrar quem pode receber dinheiro de instituições financeiras, incluindo bancos. A página inaugurada na manhã desta segunda-feira (14) mostra que o resgate de valores será ordenado por faixa etária, com datas para repescagem. A partir do dia 7 de março, brasileiros poderão começar retirar o saldo.

Novo site do BC chega após falha no Registrato

O novo site do BC chega após uma falha técnica que derrubou o Registrato, provocada pela sobrecarga de acessos. Agora, é a página valoresareceber.bcb.gov.br que vai hospedar o Sistema de Valores a Receber (SVR).

O SVR está estável na manhã desta segunda-feira (14), e é possível realizar consultas sobre a existência do valor a ser recebido usando o CPF, no caso de Pessoa Física, ou CNPJ, no caso de Pessoa Jurídica.

Caso o sistema identifique um saldo, no momento da pesquisa o usuário receberá uma data para consultar e solicitar o resgate. Esse agendamento será feito de acordo com o ano de nascimento ou criação da empresa, e você pode conferir o cronograma para saber quando será possível retirar o dinheiro.

Data de nascimento (pessoa) ou criação (empresaPeríodo de agendamento (consulta e resgate)Data de repescagem
Antes de 19687 a 11/0312/03
Entre 1968 e 198314 a 18/0319/03
Acima de 198321 a 25/0326/03

É a partir do dia 7 de março que os saldos podem ser recebidos.

  • Para quem tem acima de 54 anos, o período de agendamento fica entre a data mencionada anteriormente e o dia 11. Há uma repescagem para quem perder a data anterior, marcada para o dia 12.
  • Brasileiros que têm entre 54 e 39 anos poderão resgatar o dinheiro entre 14 e 18 de março. Quem perder a janela pode voltar a consultar e retirar no dia 19.
  • Pessoas com menos de 39 anos, devem retirar o dinheiro entre 21 e 25 de março, com repescagem no dia 26.

Ao receber a data de agendamento, é necessário conferir o horário. O BC avisa que há dois períodos para o resgate: entre 4h e 14h e das 14h às 24h. Caso o usuário se esqueça da data ou horário, ele pode voltar ao valoresareceber.bcb.gov.br e inserir seu CPF ou CNPJ para conferir as informações novamente.

Vale mencionar que o dinheiro a receber não desaparece caso o usuário perca a data para retirá-lo. O direito ao resgate continua sendo dele, e os bancos irão manter o valor por tempo indeterminado.

Veja como resgatar o dinheiro de bancos no site do BC

Se você acabou encerrando uma conta no banco e esqueceu de sacar algum dinheiro, a Janaína Dantas, autora no Tecnoblog, preparou um passo a passo de como é possível consultar e resgatar o dinheiro no Sistema Valores a Receber. O procedimento também pode ser visualizado em nossos stories. Vale ressaltar que o usuário precisa ter uma conta gov.br no nível prata ou ouro.

O Banco Central alerta que novos golpes podem surgir devido à migração do Sistema de Valores a Receber. O BC diz que não envia links de acesso ou entra em contato com usuários para checar se há algum valor a ser resgatado. O órgão orienta para que clientes não cliquem em links suspeitos por e-mail, WhatsApp, Telegram ou SMS.

Por fim, o BC alerta que não é necessário pagar para consultar o SVR, e que não autoriza ninguém a fazer essas consultas em nome do usuário.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Pedro Knoth

Pedro Knoth

Ex-autor

Pedro Knoth é jornalista e cursa pós-graduação em jornalismo investigativo pelo IDP, de Brasília. Foi autor no Tecnoblog cobrindo assuntos relacionados à legislação, empresas de tecnologia, dados e finanças entre 2021 e 2022. É usuário ávido de iPhone e Mac, e também estuda Python.

Relacionados