BC libera resgate de valores a receber para nascidos após 1983
Pessoas com dinheiro esquecido em bancos podem sacar quantia a partir desta segunda-feira (21); saiba mais detalhes sobre o resgate
Pessoas com dinheiro esquecido em bancos podem sacar quantia a partir desta segunda-feira (21); saiba mais detalhes sobre o resgate
A partir desta segunda-feira (21), os brasileiros nascidos após o ano de 1983 podem resgatar quantias retidas em bancos e outras instituições financeiras por meio do Sistema Valores a Receber (SVR), do Banco Central (BC). Esta é a última fase de resgate antes da repescagem geral, prevista para 28 de março.
Quem fez a consulta prévia de valores a receber, no site disponibilizado pelo BC, e tem dinheiro retido, pode realizar o saque. Segundo a entidade, o resgate pode ser feito via Pix, DOC ou TED. Na primeira opção, a devolução do dinheiro ocorre mais rápido, nas duas últimas, a compensação pode demorar até 12 dias úteis.
De acordo com o calendário do BC, a exclusividade de saques para usuários nascidos após 1983 (ou com empresa criada a partir desta data) permanece de hoje até o dia 25 de março. O horário pode ser conferido no site valoresareceber.bcb.gov.br mediante CPF ou CNPJ cadastrado.
É importante lembrar que o dinheiro não desaparece caso o cidadão não realize o saque no prazo estipulado. A partir do dia 28 deste mês, qualquer pessoa poderá solicitar a quantia retida.
Vale ressaltar que para realizar o saque de dinheiro esquecido junto a bancos, é necessário ter uma conta nível prata ou ouro no Gov.br — O Tecnoblog mostra como aumentar o nível da sua conta neste tutorial.
A exigência está relacionada ao nível de segurança fornecido de acordo com as informações que o cidadão cadastra para validar sua identidade na plataforma do governo federal.
Quem não tem valores a receber nesta rodada, pode tentar novamente em maio, quando o BC planeja abrir uma nova consulta. A autoridade monetária estima liberar R$ 3,9 bilhões nesse primeiro momento. Depois, mais R$ 4,1 bilhões devem ficar disponíveis.