É para o meu TCC: TIM poderá transformar seu projeto em uma startup

Academic Working Capital (AWC) é um programa do Instituto TIM que apoia universitários que querem transformar TCCs em startups

Emerson Alecrim
Por
Projeto apoiado pelo AWC (imagem: divulgação/Instituto TIM)

Muitas startups nascem em uma universidade. Outras se perdem pelo caminho por falta de recursos financeiros. Mas um programa do Instituto TIM pode dar uma força para universitários que querem empreender: anunciado nesta semana, a sétima edição do Academic Working Capital (AWC) vai apoiar ideias que visam solucionar problemas potencializados pela pandemia de COVID-19.

De acordo com o Instituto TIM, o AWC já apoiou mais de 160 projetos desde 2015, quando a iniciativa foi criada. Somados, eles envolveram cerca de 400 estudantes de 47 universidades de todo o Brasil. Mais de 60 startups foram criadas graças ao programa que, além de apoio financeiro, oferece orientação e networking.

O foco da AWC é incentivar a criação de startups baseadas em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Na edição 2022, podem participar estudantes de qualquer curso universitário, desde que alguns critérios sejam respeitados, entre eles, diversidade de gênero e raça no grupo, além do já mencionado direcionamento a soluções para desafios pós-pandemia.

Sobre o aspecto da diversidade de gênero e raça, Mario Girasole, Presidente do Instituto TIM, comenta:

Esse critério está em linha com o compromisso da TIM com uma sociedade mais justa e com oportunidades para todas as pessoas. Mulheres e pessoas negras ainda são minoria em carreiras tecnológicas e startups e queremos colaborar para mudar essa realidade.

Pode-se direcionar o projeto a diversas áreas, como comunicação, educação, mobilidade e saúde. O importante é que o trabalho consiga apresentar soluções tecnológicas ou inovadoras para o problema que se propõe a resolver.

Como participar do AWC 2022?

Podem participar universitários de todo o Brasil em grupos com dois, três ou quatro integrantes, sendo que pelo menos um deles deve estar na etapa de elaboração do TCC.

O primeiro passo consiste em baixar o edital no site do AWC 2022 e fazer a inscrição por ali mesmo. No endereço, também é possível baixar todos os documentos que devem ser preenchidos para a proposta ser enviada.

A seleção dos projetos será feita em duas fases. A primeira verificará se as disposições do edital foram respeitadas; a segunda analisará se alguns critérios, como o de diversidade de gênero e o de soluções pós-pandemia, são atendidos.

Os projetos selecionados seguirão um ciclo de desenvolvimento que poderá durar de nove a 12 meses. Nesse período, os participantes receberão orientações para desenvolver as suas ideias por meio de workshops periódicos, encontros quinzenais com mentores, trabalho de campo e outras ações.

Na fase final, os grupos receberão o apoio financeiro necessário para que o protótipo de sua solução seja construído.

As inscrições vão até 30 de abril.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados