Loja do Windows 11 mostra quando apps foram atualizados pela última vez

Microsoft Store passa a exibir a data da última atualização dos aplicativos para Windows 11; informação estava oculta desde o Windows 8

Bruno Gall De Blasi
Por
Logotipo do Windows 11

Acredite se quiser, mas a loja do Windows não mostrava a data da última atualização dos apps desde o Windows 8. Esta realidade, enfim, mudou: a Microsoft passou a revelar quando a versão mais recente dos aplicativos para Windows 11 foi liberada aos usuários. A alteração já está disponível na versão web da plataforma.

O incremento atende a um pedido de longa data. Afinal, as queixas sobre a ausência da informação partem do Windows 8. Em tópicos abertos na comunidade da Microsoft em 2013, por exemplo, dois usuários perguntaram onde encontrar a data da última atualização dos app na loja do sistema operacional.

“A Windows Store costumava oferecer ‘Detalhes’ em qualquer aplicativo ou atualização de aplicativo que fornecesse informações sobre a data, número da versão, bugs corrigidos/recursos adicionados, etc”, afirmou um usuário. “Por algum motivo estúpido, a Microsoft aparentemente decidiu descontinuar essa prática.”

Os pedidos foram atendidos cerca de nove anos depois. Segundo o Windows Latest nesta terça-feira (3), a companhia voltou a mostrar a data da última atualização: ao acessar a versão web da Microsoft Store, o usuário conta com a informação na lateral da página do aplicativo.

Microsoft Store mostra quando app do Windows 11 foi atualizado pela última vez (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Microsoft Store mostra quando app do Windows 11 foi atualizado pela última vez (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Microsoft Store mostra data de atualização dos apps

Realizei testes para verificar a mudança na manhã desta quarta-feira (4). Ao pesquisar pelo WhatsApp Desktop, encontrei a data da última atualização no canto direito da loja de aplicativos do Windows 11: “atualizado 1 de maio de 2022”. A informação também estava disponível nas páginas de outros apps, como o Facebook e o Twitter.

A mudança dá mais transparência aos usuários, o que é ótimo. Por outro lado, senti falta de mais detalhes sobre as atualizações e as alterações anteriores, como a Apple faz. Na App Store do macOS, por exemplo, o botão “Histórico de versões” não só mostra os detalhes do último update como a linha do tempo do aplicativo.

App Store do macOS mostra histórico de atualizações (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
App Store do macOS mostra histórico de atualizações (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Com informações: Windows Latest

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados